Caos nas urgências no Hospital de Vila Franca de Xira
O primeiro dia útil do ano foi caótico em muitas unidades hospitalares do país
Miguel António Rodrigues
05-01-2016 às 13:31 À semelhança de outras unidades hospitalares de Lisboa e Vale do Tejo, também o hospital de Vila Franca de Xira, foi nesta segunda-feira bastante concorrido.
Esta segunda-feira foi o primeiro dia útil do ano, e estando o país a atravessar um período crítico no que concerne ao pico da gripe, a unidade de Vila Franca de Xira, também passou por períodos delicados. Muitos foram os doentes que se queixavam dos tempos de espera. No local, a média para a pulseira amarela chegou a ser de quatro horas, quando o protocolo atribuí apenas uma hora de espera. A impaciência apoderou-se de muitos doentes. Durante o dia foram muitas as pessoas que afluíram às urgências com as mais variadas patologias, fazendo por exemplo com que o SO 2 estivesse quase "a abarrotar" com as macas totalmente encostadas umas às outras e sem espaço para os enfermeiros e médicos chegarem aos doentes, conforme pôde constatar o Valor Local. Esta terá sido uma situação "atípica", que se repete de quando em vez, nomeadamente, quando existe um grande pico de afluência. Segundo o gabinete de imprensa do hospital, o serviço de urgência registou "cerca de 500 admissões, das quais 64 por cento realmente urgentes". Admissões que passaram evidentemente pelo serviço de triagem com a atribuição das cores vermelho, laranja e amarelo.
|
Câmara de Azambuja compra duas carrinhas para transporte escolar
Santa Casa da Misericórdia de Azambuja à espera de dar gás a vários projetos Alenquer promove aulas de Hipoterapia Gabinete de Apoio ao Empresário, em Azambuja, já está de portas abertas Desporto no concelho: Salvaterra aprova empréstimo de 437 mil euros |