Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
Caos nas urgências no Hospital de Vila Franca de Xira 
O primeiro dia útil do ano foi caótico em muitas unidades hospitalares do país
Miguel António Rodrigues
05-01-2016 às 13:31
Imagem
À semelhança de outras unidades hospitalares de Lisboa e Vale do Tejo, também o hospital de Vila Franca de Xira, foi nesta segunda-feira bastante concorrido. 

Esta segunda-feira foi o primeiro dia útil do ano, e estando o país a atravessar um período crítico no que concerne ao pico da gripe, a unidade de Vila Franca de Xira, também passou por períodos delicados. Muitos foram os doentes que se queixavam dos tempos de espera. No local, a média para a pulseira amarela chegou a ser de quatro horas, quando o protocolo atribuí apenas uma hora de espera. A impaciência apoderou-se de muitos doentes.

Durante o dia foram muitas as pessoas que afluíram às urgências com as mais variadas patologias, fazendo por exemplo com que o SO 2 estivesse quase "a abarrotar" com as macas totalmente encostadas umas às outras e sem espaço para os enfermeiros e médicos chegarem aos doentes, conforme pôde constatar o Valor Local.

Esta terá sido uma situação "atípica", que se repete de quando em vez, nomeadamente, quando existe um grande pico de afluência. Segundo o gabinete de imprensa do hospital, o serviço de urgência registou "cerca de 500 admissões, das quais 64 por cento realmente urgentes".  Admissões que passaram evidentemente pelo serviço de triagem com a atribuição das cores vermelho, laranja e amarelo.


Comentários

A minha namorada no Domingo foi ás urgências desse referido hospital e o tempo de espera estava em 10 horas, foi o que a senhora que estava na admissão dos doentes nos disse...


Luís Silva
Sobralinho
qui 07/01/2016 14:55


                                                                          ***
acho que não deviam de fechar tantos os postos médicos o catos em vila franca de xira faz muita falta segunda feira da semana passada foi para o hospital com um primo meu que teve um acidente de carro tinha pulseira amarela tive 5 horas e 25 minutos a espera que nos chama-sem e so chamaram pk eu de 10 em 10 minutos esta sempre a perguntar quando chamavam ja me aconteceu muitas vezes tar assim tanto tempo a espera mas dantes quando avia o catos junto a linha do comboio ao lado da telepizza qualquer coisas apanhava-se vens e ia-se ver o que se passava mas agora não qualquer coisa hospital e normal estar-mos nesta situação

Ricardo Filipe
Castanheira do Ribatejo
qua 06/01/2016 17:03


                                                                        ***                                               
Na minha opinião, este novo Hospital, não veio em nada melhorar o atendimento e as necessidades dos utentes, agravado ainda por não ter um parque de estacionamento livre e quem tem que esperar horas e horas, leva com a taxa máxima, quanto ao atendimento na urgência, deixa muito a desejar!!!!!!! 

Alda Batalha
Vale do Paraíso
qua 06/01/2016 11:11
                                                                       ***
Eu entrei com um doente de asma e outras complicações... Era seis horas da tarde de Domingo ,ficando com pulseira laranja derivado ao estado grave em que se encontrava e foi observado quatro horas depois...havendo doentes de pulseira amarela com doze horas de espera ....uma vergonha é a palavra que me ocorre perante o cenário que vi..e acompanhei bem de perto ...

Natália Franco
Ota
qua 06/01/2016 01:50

Realmente é triste estive lá há uma semana onde disseram que pulseira verde estava com espera de 4 horas, deram me pulseira amarela, e mesmo assim entrei as 21:30 da noite e só sai as 7 da manhã do dia seguinte...

Ana Porém
Alenquer
ter 05/01/2016 22:29

                                                                       ***
Dantes havia em Vila Franca um CATUS- serviço de atendimento que funcionava junto á linha do comboio salvo erro das 18:00h ás 23:00h e que era excelente para muitas destas situações, porque não retomam esse serviço que nunca devia ter sido encerrado.

António Caramujo
Vila franca de Xira
ter 05/01/2016 22:23
                                                                        ***
É evidente que os vários problemas de saúde que aparecem com a época do frio são bastantes nesta altura. Também é evidente que os médicos também precisam de um dia de descanso como todos os que trabalham. Agora, o que não é aceitável é que doutores diretores deixem que os hospitais cheguem ao caos que têm chegado. Não há forma de controlar as folgas de médicos e enfermeiros para que não se morra à espera de ser assistido devidamente? Um vizinho meu foi no Domingo dia 3 para este hospital notícia, com os diabetes altíssimos e hipertensão ao extremo sujeito a um quadro grave de saúde e esperou uma eternidade só para ir à triagem. E foi de ambulância. Não morreu, mas poderia ter morrido.

Paula Filipe
Azambuja
ter 05/01/2016 19:33
                                                                       ***
Não deviam fechar tantos centros de saúde ,assim as pessoas não iam tanto para os hospitais .

Elisabete Moreira
Azambuja
ter 05/01/2016 16:17
                                                                        ***
há uns dias ( 2 semanas )atrás fui obrigada a ir as urgências do hospital vfxira com filha 25 anos , em estado de dor e vomito preocupante cuja pulseira era de cor amarela. no total estivemos 7 h la dentro. soro, rx, analises e repetidas. teve alta. resido a 30 m da USF DA FREGUESIA DE VFX, se esta estivesse munida de exactamente : analises e rx pelo menos não haveria necessidade de ocuparmos uma urgência mais "urgente". há estados de doença que são patológicos, como o da minha filha , já diagnosticado varias vezes. acontece e que nunca saberemos se , apesar dos sintomas se mostrarem semelhantes em todas as vezes, a situação e igual.
necessitamos sempre de medico e exames auxiliares de diagnostico.
munir estas unidades e centros de saúde destas valências e urgentíssimo. cada vez mais o enfermeiro tem um papel fundamental, coadjuvado evidentemente pelo clínico. mas um doente não poderá vir a estar a soro , numa USF' porque?

Manuela Madeira
​
Vila Franca de Xira
ter 05/01/2016 15:20

    A sua opinião conta

Submeter
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Câmara de Azambuja compra duas carrinhas para transporte escolar

Santa Casa da Misericórdia de Azambuja à espera de dar gás a vários projetos

Alenquer promove aulas de Hipoterapia

​​​
Gabinete de Apoio ao Empresário, em Azambuja, já está de portas abertas

Desporto no concelho:
Salvaterra aprova empréstimo de 437 mil euros



Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS