Cartaxo abraça candidatura do fandango a património da Unesco
A dança típica ribatejana é ex-libris dos ranchos daquele concelho
Sílvia Agostinho
16-07-2016 às 11:02 Em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o município do Cartaxo vai liderar a candidatura do fandango a património cultural imaterial da humanidade pela Unesco. A dança típica ribatejana e ex-libris dos ranchos daquele concelho tem de acordo com as palavras do presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, condições para garantir o estatuto pretendido.
“Estamos no coração do Ribatejo, e somos o único desta região cujos ranchos folclóricos de todas as freguesias possuem esta componente do fandango, e vários tipos de fandango”, refere o autarca salientando que este é o grande argumento, mas diz que pretende partilhar a candidatura com os demais concelhos vizinhos. “Vamos procurar envolver todas as Câmaras pois só assim faz sentido para se abarcar toda a riqueza que esta candidatura pode proporcionar”. Defendendo que o fandango pode inscrever-se na mesma linha do cante alentejano e do chocalho, Pedro Ribeiro entende que apesar da pulverização de candidaturas um pouco por toda a parte, tal não tem de prejudicar automaticamente esta vontade do concelho; e para isso considera fulcral a escolha dos elementos da coordenação científica. “Tem que ser alguém com a flexibilidade suficiente apara compreender que há outros académicos que têm versões diferentes. Não pode ser um ortodoxo. Da diversidade pode surgir a polémica interessante”. “Vamos mobilizar conhecimento, prática, e união entre todos os concelhos, e nisso já ganharemos algo. Se depois tivermos o reconhecimento da Unesco será a cereja no topo do bolo”, concretiza. Há quem defenda várias origens para esta dança folclórica: França, Brasil e até existem os defensores que subscrevem que a mesma se inscreve na corrente celta.
|
Vila Nova da Rainha no Roteiro Nacional do Turismo Militar
Centenário da Aviação Militar: Presidente da República visita Vila Nova da Rainha Flora Ferraz em residência artística no concelho do Cartaxo Portuguesa que procurou clínica das células dendríticas: Fátima Simões venceu o cancro Bombeiros de Alcoentre comemoram 80 anos |