Cartaxo já tem cápsula do tempo
O projeto promovido no âmbito das Comemorações do Bicentenário, escolheu o Dia Mundial da Criança para receber dezenas de objetos deixados para o futuro
09-06-2016 às 21:47
A Cápsula que vai preservar, durante cinquenta anos, os objetos que são testemunho de quem são os cartaxeiros e de como vivem no ano em que se comemora o Bicentenário do Concelho, foi inaugurada no dia 4 de junho e os primeiros objetos lá depositados saíram das mãos das crianças.
Ao longo do dia, várias pessoas de todas as idades depositaram na cápsula símbolos que são testemunhos futuros de quem são e de como vivem – Marco Chagas e o seu neto Martim, colocaram na cápsula a camisola que o ciclista envergava em 1986, quando venceu, pela quarta vez, a Volta a Portugal, Os Quarentões 2016 deixaram para o futuro o programa da Festa em Honra de Nossa Senhora do Desterro que terá lugar em setembro, a Casa Brincheiro depositou na Cápsula um barrete de campino, símbolo do Ribatejo. Famílias houve que escolheram depositar a sua árvore genealógica, fotografias, até mesmo uma lancheira que simboliza o seu apreço por doces e guloseimas, um casal deixou uns minúsculos sapatinhos de bébe. Ao fim do dia, a "Cápsula do Tempo" foi encerrada por Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e por Frederico Corado, membro da Comissão das Comemorações, que coordena o projeto. Para o autarca, “este é o dia certo para iniciar este projeto”, referindo-se à festa de comemoração do Dia Mundial da Criança. “Muitos de nós não poderão assistir à abertura desta cápsula. Pela idade que temos, não estaremos aqui daqui a 50 anos”, afirmou. “O nosso tempo é o presente, é o tempo de construir alicerces para o futuro destas crianças, o que fizermos agora, tem o simbolismo destes objetos – define como vamos ser vistos por elas no futuro”. O autarca revelou que recebeu ao longo do dia muitas mensagens de pessoas que estão longe e que gostariam de participar, deixando na cápsula o seu testemunho do tempo presente, pelo que a autarquia e a Comissão consideram a possibilidade de alargar o prazo para entrega de objetos, até ao próximo dia 10 de dezembro, data do encerramento das Comemorações do Bicentenário.
|