Vila Nova da Rainha foi o berço da aviação militar portuguesa. Foi aqui que se instalou em 1914 a Escola de Aeronáutica, antes Portugal tinha tido apenas alguns ensaios na pilotagem de pequenos aparelhos. Vila Nova da Rainha inauguraria assim uma primeira página da história da aviação portuguesa, e desde o ano passado que está a ser comemorado o primeiro centenário da aviação militar. O município de Azambuja apenas este ano se associa à efeméride, com algumas atividades, com destaque para a colocação de uma aeronave numa das rotundas principais de Vila Nova da Rainha.
O monumento terá um custo de 17 mil 500 euros. Ainda se ponderou a hipótese de o avião, doado pela Força Aérea, ser colocado sob um espelho de água mas dado o encarecimento dos custos, a ideia foi abandonada. A obra deverá estar pronta no ano que vem, e o concurso será lançado este ano. A obra será custeada pela Câmara e pela junta de freguesia. Terá lugar também uma exposição na galeria municipal. Poderá estar ainda em cima da mesa, o arranjo de um dos antigos hangares.
Em data ainda a definir, o presidente da junta de freguesia de Vila Nova da Rainha, Joaquim Marques, refere que estão previstas atuações da banda da força aérea, concertos, e descida pelas ruas, bem como um almoço com as patentes.
Luís de Sousa rejeita a ideia de que o município se associou à efeméride com um ano de atraso, e alega que a Força Aérea é que está a coordenar as comemorações.
Sílvia Agostinho
31-01-2015
Comentários
Ainda não há novidades ...