Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Centro de Saúde de Azambuja com cada vez mais queixas dos utentes

Seis funcionárias num total de 11 estiveram de atestado médico na mesma semana
Sílvia Agostinho
05-02-2019 às 18:22
Imagem
O deficiente número de auxiliares administrativas, entre outros problemas, estão na base do mal- estar gerado entre os utentes e os serviços do Centro de Saúde de Azambuja. Chegou ao nosso conhecimento, sendo que o caso é voz corrente há algum tempo, tendo sido até abordado em reunião de Câmara, por uma munícipe, que o contacto telefónico com a unidade em causa é praticamente impossível por parte dos utentes. Um constrangimento ainda mais complicado de gerir porquanto a unidade serve não apenas a população da sede de concelho. 

Segundo fonte da unidade em causa, a limpeza do edifício e salas está-se a revelar "bastante deficiente, mais uma vez porque não há pessoal suficiente". Ao que parece uma funcionária está para ir para a reforma e outra está de baixa. Acresce ainda a falta de material esterilizado, demora na limpeza das batas, e outros consumíveis inerentes ao trabalho neste centro de saúde. 

O Valor Local contactou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) que refere que, neste momento, estão inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados - UCSP (vulgo Centro de Saúde)  de Azambuja: 10 mil 500 utentes. Para justificar as carências observadas, refere que das oito assistentes técnicas, três encontram-se de atestado médico. No caso das assistentes operacionais, que são três, na passada semana encontravam-se todas de atestado médico, entretanto, esta segunda-feira, dia quatro de fevereiro, uma regressou ao serviço. Já quanto à componente da limpeza para 2019, a ARS contratou uma empresa que cumprirá o serviço das 8h00 às 20h00, e admite algumas deficiências já observadas.

Apesar deste quadro, a ARS-LVT considera que "para os 10 mil 500 utentes, e cinco assistentes técnicas, o rácio é de 2100 utentes por assistente técnica", semelhante "ao existente em muitas das unidades funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo e que conseguem dar uma boa resposta a todos os utentes." Questionámos a entidade se seria normal um tão elevado número de assistentes nesta situação mas aguardamos resposta face ao primeiro email enviado.
 
Apesar de tudo, diz a ARS, de forma a colmatar algumas necessidades, e considerando a existência de quatro extensões de saúde no concelho, cada uma delas com apenas uma assistente técnica, e que por vezes é necessário substituir, iniciaram funções, esta segunda-feira, quatro de fevereiro, (já depois do envio do email do Valor Local) duas assistentes técnicas ao abrigo do contrato de emprego inserção.


Quanto às assistentes operacionais, a ARS confirma de facto as deficiências: "De facto, na semana passada encontravam-se as três profissionais ausentes por atestado médico e a empresa de limpeza durante o mês de janeiro não cumpriu com o número de horas contratadas para a UCSP de Azambuja". "Ontem, dia quatro de fevereiro, regressou uma auxiliar de limpeza ao serviço e a empresa colocou uma auxiliar no período da manhã, pelo que foi já ultrapassado o constrangimento." 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Aveiras de Cima: Homem em prisão preventiva depois de assalto com arma branca

Exclusivo: Hotel de luxo pode ser realidade no Mouchão do Lombo do Tejo

Megaplantação de cannabis a caminho do concelho de Benavente 

Grupo de delinquentes invade loja da Nike no Campera


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Empresas obrigadas a reparar caminho que liga às pedreiras de Alenquer
Imagem
Megaplantação de cannabis a caminho do concelho de Benavente 
Imagem
Paulo Jorge Ferreira integra peça “Carmen” de Bizet
Imagem
Aviação Executiva em Alverca pode potenciar a Região

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV