Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Centro de Saúde de Azambuja com cada vez mais queixas dos utentes

Seis funcionárias num total de 11 estiveram de atestado médico na mesma semana
Sílvia Agostinho
05-02-2019 às 18:22
Imagem
O deficiente número de auxiliares administrativas, entre outros problemas, estão na base do mal- estar gerado entre os utentes e os serviços do Centro de Saúde de Azambuja. Chegou ao nosso conhecimento, sendo que o caso é voz corrente há algum tempo, tendo sido até abordado em reunião de Câmara, por uma munícipe, que o contacto telefónico com a unidade em causa é praticamente impossível por parte dos utentes. Um constrangimento ainda mais complicado de gerir porquanto a unidade serve não apenas a população da sede de concelho. 

Segundo fonte da unidade em causa, a limpeza do edifício e salas está-se a revelar "bastante deficiente, mais uma vez porque não há pessoal suficiente". Ao que parece uma funcionária está para ir para a reforma e outra está de baixa. Acresce ainda a falta de material esterilizado, demora na limpeza das batas, e outros consumíveis inerentes ao trabalho neste centro de saúde. 

O Valor Local contactou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) que refere que, neste momento, estão inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados - UCSP (vulgo Centro de Saúde)  de Azambuja: 10 mil 500 utentes. Para justificar as carências observadas, refere que das oito assistentes técnicas, três encontram-se de atestado médico. No caso das assistentes operacionais, que são três, na passada semana encontravam-se todas de atestado médico, entretanto, esta segunda-feira, dia quatro de fevereiro, uma regressou ao serviço. Já quanto à componente da limpeza para 2019, a ARS contratou uma empresa que cumprirá o serviço das 8h00 às 20h00, e admite algumas deficiências já observadas.

Apesar deste quadro, a ARS-LVT considera que "para os 10 mil 500 utentes, e cinco assistentes técnicas, o rácio é de 2100 utentes por assistente técnica", semelhante "ao existente em muitas das unidades funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo e que conseguem dar uma boa resposta a todos os utentes." Questionámos a entidade se seria normal um tão elevado número de assistentes nesta situação mas aguardamos resposta face ao primeiro email enviado.
 
Apesar de tudo, diz a ARS, de forma a colmatar algumas necessidades, e considerando a existência de quatro extensões de saúde no concelho, cada uma delas com apenas uma assistente técnica, e que por vezes é necessário substituir, iniciaram funções, esta segunda-feira, quatro de fevereiro, (já depois do envio do email do Valor Local) duas assistentes técnicas ao abrigo do contrato de emprego inserção.


Quanto às assistentes operacionais, a ARS confirma de facto as deficiências: "De facto, na semana passada encontravam-se as três profissionais ausentes por atestado médico e a empresa de limpeza durante o mês de janeiro não cumpriu com o número de horas contratadas para a UCSP de Azambuja". "Ontem, dia quatro de fevereiro, regressou uma auxiliar de limpeza ao serviço e a empresa colocou uma auxiliar no período da manhã, pelo que foi já ultrapassado o constrangimento." 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Aveiras de Cima: Homem em prisão preventiva depois de assalto com arma branca

Exclusivo: Hotel de luxo pode ser realidade no Mouchão do Lombo do Tejo

Megaplantação de cannabis a caminho do concelho de Benavente 

Grupo de delinquentes invade loja da Nike no Campera


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Empresas obrigadas a reparar caminho que liga às pedreiras de Alenquer
Imagem
Megaplantação de cannabis a caminho do concelho de Benavente 
Imagem
Paulo Jorge Ferreira integra peça “Carmen” de Bizet
Imagem
Aviação Executiva em Alverca pode potenciar a Região

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS