Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Vítima de ataque por dois cães em Alenquer
Cidália Martins com longa recuperação pela frente
Atleta de corta mato federada foi sujeita a várias cirurgias que passaram por enxertos de pele e tecidos
Imagem
Com uma vida ativa e atleta federada, Cidália Martins vê agora a vida andar para trás devido ao ataque de dois cães
|06 Mar 2021 19:29
​Sílvia Agostinho

A mulher do presidente da União de Freguesias Carregado-Cadafais está livre de perigo mas tem um longo período de recuperação pela frente e vai ficar internada no Hospital de S. José por tempo indeterminado. Recorde-se que, Cidália Martins, 56 anos, treinava sozinha, devido à pandemia, no dia 12 de fevereiro, quando foi surpreendida por dois cães de raça cane corso quando atravessava um caminho público alcatroado entre o cemitério de Alenquer e a zona de Parrotes. Cidália Martins, atleta de corta mato federada, foi sujeita a várias cirurgias que passaram por enxertos de pele e tecidos – “O braço direito melhorou um bocadinho, mas o esquerdo não mexe. Vai ter de enfrentar mais operações”, conta-nos José Martins, marido e autarca.
 
Ao Valor Local, recorda que era normal a esposa bem como ele utilizarem aquele caminho para os seus treinos e nunca se depararam com a presença de animais. Os cães pertença de um homem ligado ao treino animal na brigada cinotécnica da GNR atacaram os membros superiores da atleta federada que chega a correr entre 3000 a 3500 quilómetros por ano. "O ataque foi de tal maneira violento que chegaram até ao osso. Já lhe coseram um dos braços do pulso até ao ombro, o outro está mais difícil, já tiveram de enxertar pele e tecidos da perna".

Durante o treino, o casal chegou a estar ao telefone até que a dada altura quem telefonou foram estranhos que estavam a passar no local, e que deram o alerta para José Martins e para os bombeiros. Os cães foram recolhidos ao canil municipal, mas o proprietário disse a José Martins que não conseguia explicar o sucedido. O Valor Local contactou o dono dos animais através do seu local de emprego, mas este não respondeu ao nosso pedido.
 "Não consegue explicar por que razão os cães se soltaram e vieram para a estrada, mas dada a profissão dele deverá ter conhecimentos de treino quanto ao desempenho dos cães e controle dos níveis de ferocidade. Apenas sei que atuaram de forma muito selvagem, porque o próprio cirurgião falou de danos muito elevados no corpo humano. Aliás as duas pessoas testemunharam que mesmo quando chegaram ao local, um deles continuava a atacar.

Estavam ambos muito focados na destruição dos membros", evidencia José Martins. O proprietário desde o dia do ataque que amiúde contacta o autarca por sms a perguntar pelo estado de saúde da esposa, mas não há mais conversas para além disso. “Eu até prefiro assim”, diz o presidente da junta.

O caso seguirá agora os trâmites legais com investigação em curso por parte do Ministério Público.

Raça Cane Corso
Apesar da lei portuguesa não enquadrar esta raça como potencialmente perigosa, certo é que há relatos de ataques similares, no planeta, pela raça cane corso, bastando para tal uma pesquisa no google. Especialistas recomendam atenção a este animal. Não sendo uma raça completamente proibida em vários países, as autoridades têm recomendado cautela aos proprietários destes exemplares. O cane corso é uma raça italiana, recomendada para donos experientes. É principalmente um cão de guarda.

Comentários
​

Em Alenquer há inúmeros cães a ladrar permanentemente às pessoas (idosos e crianças),passeiam sem açaime etcetc Admiro-me não haver mais acidentes destes.
Jorge Costa
17-03-2021 às 13:23

    Deixe a sua Opinião sobre este Artigo

Enviar



Imagem



Leia também 

Picture

Militares da GNR fazem de psicólogos de idosos isolados do concelho de Alenquer

Em tempo de pandemia, têm sido estes homens e mulheres, por vezes, um dos poucos pontos de contacto das pessoas que vivem sozinhas
Picture
A Crise da Avipronto contada por quem a viveu
História de uma tempestade perfeita onde tudo "correu mal". Passados dois meses do surto que afetou 129 trabalhadores, ouvimos a história na primeira pessoa
Picture
Rádio Valor Local Perto de si desde 4 de setembro
As vozes e os programas da Rádio que se Ouve em todo o Lado. Associada ao Jornal Valor Local pretende preencher uma lacuna após o desaparecimento, nos últimos anos, de várias estações em FM na nossa região
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

Câmara de Alenquer não conseguiu reaver vários computadores emprestados na primeira fase da pandemia

Silvino Lúcio recupera e regressa ao trabalho ainda esta semana

Faleceu Joaquim Ramos, antigo presidente da Câmara de Azambuja

Aura Power garante que vai honrar compromisso com Câmara de Azambuja e fixar sede no concelho

Pandemia: Funerárias duvidam das novas normas para os funerais

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS