Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Coligação Mais quer referendo para o futuro do Hospital de Vila Franca

Rui Rei é da opinião de que o Governo deve começar a preparar o lançamento de nova PPP após saída da atual gestão em 2021


Sílvia Agostinho
26-09-2019 às 16:56


Imagem
PUB
Imagem

A Coligação Mais prepara-se para apresentar em Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, esta quinta-feira, dia 26 de setembro, uma moção em que vai exortar o município a tomar as rédeas de todo o estado de sítio que envolve o Hospital de Vila Franca de Xira e o abandono da José de Mello Saúde da Parceria Público Privada, após o fim do contrato em 2021. Rui Rei, presidente da concelhia do PSD, em declarações exclusivas ao Valor Local é taxativo – “O município de Vila Franca bem como os restantes quatro devem tomar uma posição de força no sentido de acentuarem ainda mais a sua preferência pelo modelo de gestão público-privada dados os benefícios alcançados ao longo de todos estes anos”.

​Rui Rei diz que o caminho deve ser o de lançar novo concurso para nova PPP, em que o hospital continue a ser gerido por um grupo privado de saúde, dado o "contexto positivo "dos últimos oito anos em que a José de Mello esteve à frente da gestão. No caso de o ministério da Saúde “entender que não é possível, então nesse caso devemos forçar a possibilidade de ser feito um referendo à população”.
Imagem
Autarca lança farpas à candidata à AR Maria da Luz Rosinha que também pertence ao Conselho para o desenvolvimento Sustentado da unidade hospitalar

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


O autarca e eleito na Assembleia Municipal critica todo o papel que o Partido Socialista e o ministério da Saúde têm assumido em matéria de saúde e da sua gestão, a começar pelo episódio dos refeitórios e o hospital de Vila Franca. “Lamento ainda que a candidata à Assembleia da República, Maria da Luz Rosinha, próxima do governo PS, ainda não tenha dito uma palavra em público. Está muitas vezes em contacto com o primeiro-ministro e nunca a vi pronunciar-se contra esta demagogia da esquerda”. A candidata do PS em declarações ao Valor Local tem demonstrado a sua posição de defesa do hospital e da PPP. Sabemos que Maria da Luz Rosinha estará expectante quanto às cenas do próximo capítulo nesta temática.
​
Recorde-se que a José de Mello Saúde anunciou no dia 10 de setembro, em comunicado de imprensa, a sua decisão de não se manter na gestão do Hospital de Vila Franca de Xira após o fim do contrato em 2021. O grupo entendeu que não estavam reunidos os requisitos para continuar numa espécie de gestão provisória, até 2024, conforme chegou a ser sugerido pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a 31 de maio, quando o ministério da Saúde, anunciou que a Parceria Público-Privada não teria condições para se manter nas atuais condições. 

A atual gestão da unidade de saúde que serve um total de 245 mil habitantes dos concelhos de Alenquer, Azambuja, Arruda dos Vinhos, Benavente e Vila Franca de Xira, refere que "a incerteza quanto ao prazo de renovação e ao modelo de gestão não garantem a estabilidade e a previsibilidade necessárias ao desenvolvimento de um projeto estruturado e de médio prazo", tendo em conta os níveis de excelência que o projeto da José de Mello Saúde tem conseguido ao longo dos anos, nomeadamente, com as diversas acreditações internacionais e as melhores classificações do SINAS.
PUB
Imagem

Acrescenta, ainda, que desde que assumiu a gestão a um de junho de 2011, o hospital alcançou uma poupança para o Estado de 56 milhões de euros, de 2011 a 2017, de acordo com o relatório de avaliação da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos do ministério das Finanças e do ministério da Saúde.

​O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, manifestou em reunião de Câmara o seu descontentamento face a este quadro, indicando que a saída da gestão público-privada pode significar um retrocesso a nível dos cuidados de saúde na região. Na mesma reunião de Câmara,  a oposição Bloco de Esquerda, através de Carlos Patrão, e CDU, por Nuno Libório, manifestou-se otimista com os factos, deixando o seu desejo de que rapidamente a unidade volte à completa gestão pública.

​Já o presidente de Câmara de Azambuja, Luís de Sousa, manifestou ao nosso jornal a sua apreensão. Os presidentes de Câmara dos cinco concelhos já se reuniram entre si para debater o estado de coisas.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​Mc Donald´s regressa à cidade de Vila Franca

Grupo Mello anuncia saída da gestão do Hospital de Vila Franca em 2021


Dois detidos em Aveiras de Cima por fogo posto

Jovem detido pela GNR após distúrbios em café nos Casais da Lagoa



​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS