Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Concelhos da região ganham novos médicos

Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira ficam com 13 médicos
Miguel António Rodrigues
11-12-2017 às 15:33
Imagem
De uma assentada os concelhos de Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira ganharam 13 médicos. A falta de médicos na região é uma velha questão que se estende ao país. Contudo os autarcas, embora relativamente satisfeitos com a medida do ACES do Estuário do Tejo, sempre vão alertando para a necessidade de melhoramento das condições prestadas aos clínicos para que estes se possam fixar nas localidades fora dos grandes centros urbanos.

Os médicos que vão em breve iniciar funções ficaram na maioria no concelho de Vila Franca de Xira. Ao todo foram oito clínicos distribuídos pelo concelho. Três ficaram na Unidade de Saúde Familiar da Póvoa de Santa Iria, três na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Arcena, e dois no centro de Saúde de Vila Franca de Xira.

Segundo António Oliveira, vice-presidente do município de Vila Franca de Xira, os médicos vêm colmatar uma lacuna no concelho, chegando assim a cerca de quinze mil e duzentos utentes.
Para Azambuja, o ACES enviou dois clínicos, que vêm preencher vagas importantes num concelho com uma taxa de 46 por cento de utentes sem médico de família. 

Luís de Sousa, presidente da Câmara de Azambuja, salienta a necessidade da vinda destes médicos para o concelho, nomeadamente Aveiras de Cima e consequentemente Alcoentre, e destaca que das 20 vagas abertas pelo ACES de Lisboa e Vale do Tejo, apenas 13 foram preenchidas.

Apesar de a Câmara de Azambuja dar "um apoio significativo" no transporte dos médicos entre os postos, e de incentivar ao reforço dos laços com a comunidade, os médicos não aderem ao concelho, algo que Luís de Sousa lamenta apontando o dedo ao Governo que é quem tem responsabilidade nestes casos.

Sílvia Vítor, vereadora com o pelouro da Saúde, refere por seu lado que os clínicos agora colocados em Aveiras, darão também apoio em Alcoentre dois dias por semana (segundas e quartas durante todo o dia), e Luís de Sousa apesar de considerar que não é o ideal, vinca que na sua opinião é melhor do que nada.

Para o concelho de Alenquer, foi destinado um médico. Paulo Franco vereador com o pelouro da saúde destacou ao Valor Local que o concelho tem ainda por preencher quatro vagas.

Relativamente ao concurso para contratação de médicos especialistas de medicina geral e familiar da primeira época de 2017, ficou colocada uma médica, ocupando uma das quatro vagas existentes para o concelho de Alenquer.

De acordo com o autarca, a médica agora adstrita ao município vem substituir uma médica que se encontra de baixa desde há algum tempo. Paulo Franco explica entretanto que a nova médica vai iniciar funções no início de dezembro.

O município de Alenquer tem ainda muitas carências ao nível de clínicos. Em declarações ao Valor Local, Paulo Franco salienta que essa é uma realidade que toca todo o país. Por parte do município o vereador assegura a continuação das “nossas exigências no sentido de colmatar estas necessidades” e acrescenta que mesmo com boa vontade e insistência, estas “poderão de alguma forma ser infrutíferas, uma vez que estaremos sempre dependentes da vontade dos candidatos em se candidatarem às vagas existentes”.

Também o concelho de Arruda dos Vinhos tem agora mais um clínico. Carla Munhoz, vereadora com o pelouro da Saúde, destaca que a médica “dará resposta a mais um ficheiro de 1900 utentes inscritos e frequentadores, que estavam sem médico de família atribuído, pese embora, com resposta interna, organizada em termos de intervenção médica”.

Ao Valor Local, a vereadora refere que atualmente o concelho de Arruda dos Vinhos, necessita de mais um médico, até porque mesmo com a organização da Unidade de Saúde Familiar a funcionar a 100 por cento, existem ainda cerca de 2500 pessoas que não têm médico de família atribuído: “Têm resposta médica por parte de uma profissional de saúde que pertence ao mapa de pessoal do ACES/UCSP de Arruda dos Vinhos com horas de prestação de serviço contratadas”.
 
Centro de Saúde de Azambuja com viatura em risco
​
A viatura cedida pela Câmara de Azambuja ao Centro de Saúde de Azambuja está a circular com problemas. Luís de Sousa lembra que o veículo foi cedido para o apoio domiciliário, e que nesta altura já não preenche as condições necessárias a esse serviço.

O autarca desabafou que a carrinha "tem o banco do condutor partido e qualquer dia cai no chão". No entanto esclarece que bastaria que o centro de saúde pedisse "à câmara para que soldássemos o banco".

O autarca salienta que nesta altura foi feito um novo pedido para uma outra viatura, e que está a ser analisado. No entanto esclarece que mais uma vez "não pode ser a Câmara substituir-se ao governo, seja ele qual for argumentado que o disse na última reunião do ACES."

PUB
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
Pub
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Vila Franca de Xira com projeto de um milhão de euros para aumentar o sucesso escolar 
Imagem
Benavente:
Oposição contesta aumentos da Águas do Ribatejo apesar dos investimentos previstos
Imagem
Aterro de Azambuja cheira cada vez pior e os políticos estão estupefactos

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS