Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Contagem decrescente para o Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

Durante a conferência de imprensa do certame, o presidente da Câmara Carlos Coutinho, enfatizou as suas esperanças no sucesso deste certame e das várias ofertas que se podem encontrar no espaço montado no campo da feira em Samora Correia. ​
Sílvia Agostinho
18-05-2017 às 22:54
Imagem
Imagem
O arroz carolino vai ser rei em Samora Correia de 19 a 21 de maio. O certame que se vai desenrolar perto do Centro Cultural de Samora pretende demonstrar as capacidades do arroz carolino nas suas várias vertentes gastronómicas.

Nos bastidores deste grande festival está o Chef José Maria Lino que se assume “como um consultor para este grande evento”.

Ao Valor Local, o chef salienta que neste primeiro festival a azáfama nos bastidores é grande “há sempre coisas a limar, mas está tudo a correr bem”, e assegura que “já temos um bom feedback das pessoas”.

Por outro lado, José Maria Lino lembra que esta iniciativa tem como missão dar também projeção, não só ao concelho, como ao arroz carolino e por isso acredita que vai ser um sucesso em termos culinários e de projeção do município de Benavente e desta iguaria que passará a ser “um ex-libris do concelho”.

O chef tem conhecimento de causa e isso não é à toa porque é natural de Salvaterra de Magos, e embora tenha estado afastado do seu concelho alguns anos, está agora a residir no concelho vizinho ou seja em Benavente.

José Maria Lino diz-se um apaixonado pela cozinha. A sua formação académica é em Psicologia, todavia a cozinha sempre foi uma paixão e por isso depois de trabalhar alguns anos naquela área decidiu abraçar a arte gastronómica.

O chef que fez algumas formações em Portugal e no estrangeiro, considera que a profissão “agora é uma moda”, algo que não acontecia quando começou a sua aventura neste mundo.
“É uma moda mas em Portugal, lá fora na Europa já havia há muito tempo. Lá fora já tínhamos chefs Rock Stars” lembrando que tenta não ver programas de culinária e que evita por exemplo ver o “Pesadelo Na Cozinha” o programa da TVI que está a dar que falar, embora reconheça que para o público este tipo de programas é útil. José Maria Lino diz que o que se vê na TV é completamente diferente do que se passa na vida real. “Esta não é a realidade da nossa cozinha”.

O chef que atualmente está mais vocacionado para projetos de eventos gastronómicos, ao Valor Local salienta que está ligado a autarquias e a algumas associações e que isso lhe permite andar pelo país a cozinhar diferentes produtos em diferentes alturas do ano”. Ainda assim é chef no hotel de Benavente e que vai acompanhando o evoluir das ementas e das cartas.

Sobre o evento, explica que na tenda do arroz vão estar presentes dois restaurantes diariamente, onde serão apresentadas várias receitas onde existirá um menu acessível com preços a rondar os 12 euros por pessoa.

Há ainda a salientar o show coocking onde estarão presentes alguns chefs, também eles embaixadores do Arroz Carolino de onde se destacam os chefs Rodrigo Castelo, Emídio Almeida, Luis Machado entre outros, com destaque para o jovem Pedro Jorge que fará uma receita de arroz doce.

Há ainda três bancas de arroz com três chefs a cozinhar arroz em simultâneo. Este será um produto para degustação, a que o visitante terá acesso por cerca de 5 euros.
Desde o Arroz de pato, Polvo e enchidos, os visitantes poderão degustar arroz de caracoleta ou um sushi ribatejano entre outros pratos feitos em exclusivo com arroz carolino.
 
Câmara aposta forte no novo certame
 
Com múltiplos espaços de lazer e de degustação de um dos cereais mais apreciados pelos portugueses, o evento com 18 restaurantes aderentes pretende marcar pela diferença no panorama de eventos da região, de acordo com os organizadores (Câmara Municipal de Benavente e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo).

Durante a conferência de imprensa do certame, o presidente da Câmara Carlos Coutinho, enfatizou as suas esperanças no sucesso deste certame e das várias ofertas que se podem encontrar no espaço montado no campo da feira em Samora Correia. João Cavaleiro da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo focou-se nas potencialidades do arroz carolino e  na necessidade de certificação dos restaurantes que o utilizam no concelho.
​
Artesanato, showcooking, insufláveis, muita animação musical, e a presença dos mais conceituados chefs entre outros motivos de interesse farão a primeira edição do certame

Comentários

Seja o primeiro a comentar

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
Encontro do CDS-PP: Caminhos da agricultura do futuro em Azambuja em debate 
Imagem
Feira de Maio traz Amor Eletro, David Antunes e Lucky Duckies
Imagem
Câmara de Azambuja já deu entrada no tribunal do processo contra o Estado no âmbito da Opel

Imagem
Imagem

Leia também 

Picture

Carregado: Barrada o Retrato de um bairro em Transformação

Esta é uma zona do concelho de Alenquer onde as comunidades estrangeiras escolheram estabelecer-se​
Picture

Higiene e Limpeza Urbana: Luta sem Tréguas

Principais dificuldades sentidas em vários concelhos da região
Picture

O Apelo da Solidariedade

Quatro exemplos de dedicação a várias causas na região

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS