Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Coronavírus coloca região em estado de sítio
Municípios começam a anular atividades e eventos 
SA 11-03-2020 às 11:00

Até ao dia de hoje são 41 os infetados pelo novo coronavirus-Covid 19 em Portugal, mas haverá mais casos e amanhã o ministério da Saúde vai voltar a publicar novo relatório com o ponto de situação. Na região, apenas um homem de 37 anos, residente em Alverca, foi diagnosticado com a doença, tendo a sua condição clínica obrigado a algumas medidas de prevenção, nomeadamente, na escola frequentada pelo filho com "a criação de três salas de isolamento destinadas aos alunos e uma sala destinadas aos trabalhadores" no Colégio Álvaro Vidal. Segundo fonte do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo ao Valor Local não há outros casos confirmados da doença nos municípios da região: Alenquer, Azambuja, Benavente, Vila Franca de Xira, e Arruda dos Vinhos. 

Nos vários concelhos várias atividades e eventos estão a sofrer todo o tipo de condicionamentos. E é com preocupação e expetativa que se aguarda a decisão do Governo quanto ao encerramento das escolas em todo o país, que vai ser anunciada esta quarta-feira. O vírus já infetou 117 mil pessoas em todo o mundo, quatro mil acabaram por não resistir à doença.

No concelho de Azambuja já entrou em funcionamento o plano de contingência do Covid 19. O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Azambuja  foi desenvolvido com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS). A autarquia refere que está a acompanhar permanentemente todas as orientações das autoridades nacionais e as diversas fases previstas no plano serão ativadas em função das decisões que venham a ser tomadas pelas entidades competentes. Para já foram suspensas várias atividades. As piscinas vão ser encerradas ainda esta semana, foi adiada a Semana da Juventude e suspensas as atividades do PAFT+65 anos, dedicadas à população senior e por isso mais envelhecida. O Valor Local sabe que algumas instituições ligadas à terceira idade no concelho já não estão a permitir visitas dos familiares. Luís de Sousa, presidente da Câmara de Azambuja, anunciou que a Ávinho e a Feira de Maio também podem ser canceladas, contudo ainda é prematura essa possibilidade. A Câmara está a encarar esta crise com expetativa mas recusa entrar em alarmismos precoces. "Serão tomadas todas as medidas para que tal não aconteça, mas se for inevitável, também esses eventos serão adiados para datas futuras", assegura a autarquia em nota de imprensa

Alenquer: Serviços municipais asseguram reforço de material como máscaras e luvas

Também o município de Alenquer já tem o seu plano de contingência. Contudo e tendo por base a orientação da DGS, "estão adiados todos os eventos de maior dimensão programados a curto prazo pela autarquia". Pedro Folgado, presidente da Câmara, acredita contudo que "não se justifica um encerramento generalizado de todas as atividades programadas".

À semelhança do que também está a ser implementado nas outras escolas do país, também em Alenquer foram temporariamente suspensas todas as saídas de alunos dos recintos e edifícios escolares para a realização de atividades consideradas não prioritárias como visitas de estudo, que serão reagendadas para o terceiro período.

Segundo Rodolfo Baptista, comandante operacional, a Proteção Civil Municipal está a trabalhar em articulação com os serviços nacionais e com os meios locais, nomeadamente corporações de bombeiros e a delegação de Alenquer da Cruz Vermelha. Perante a elevada procura de máscaras de proteção, os serviços já asseguraram um stock de reserva de máscaras e luvas de latex.
"As máscaras são importantes para quem está infetado para evitar a propagação do vírus, não como forma de proteção. A melhor forma de prevenção continua a ser a higiene das mãos, que deve ser reforçada”, explicou. Os bombeiros de Alenquer e Merceana e a delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa, já têm preparada uma ambulância para o transporte de qualquer paciente com os sintomas referenciados. Para o comandante operacional, importa sobretudo passar uma mensagem de tranquilidade, mantendo os níveis de prevenção adequados.
​
Imagem
​Cartaxo com email específico só para as situações de coronavírus

O município do Cartaxo também já está a traçar o seu plano. No início da passada semana, o coronavírus esteve em debate na Comissão Municipal de Proteção Civil, a que se juntaram os coordenadores técnicos do município, dirigentes associativos locais, assim como responsáveis das IPSS e das escolas do concelho.
 
A reunião contou com a presença da delegada de saúde Helena Sousa, que trouxe aos presentes algumas apresentações com a informação que a Direção Geral de Saúde (DGS) dispõe até ao momento. “Ainda há muitas incertezas, há muito por descobrir, e todos os dias a informação pode ser atualizada”, assegurou.

A delegada de saúde reforçou, ao longo das suas apresentações, as formas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e reiteradas pela DGS, para proteção e prevenção: a adoção de medidas de etiqueta respiratória (tossir com lenço de papel ou com o cotovelo fletido); a correta higienização das mãos (lavar frequentemente com água e sabão ou utilizar soluções com álcool); e algum distanciamento social (evitar contacto com pessoas com infeções respiratórias ou cumprimentos mais próximos).

A preparar o plano de contingência para o município, e para os edifícios da responsabilidade deste, está o Serviço Municipal de Proteção Civil em conjunto com o Gabinete de Segurança e Higiene no Trabalho, com a coordenadora da área da Proteção Civil do município, Ana Coelho. A coordenadora está em contacto com os responsáveis da área da saúde para a promoção de diversas sessões de formação, prestação de informação e esclarecimento de dúvidas, não apenas aos funcionários da Câmara Municipal, mas também às escolas, às IPSS e aos munícipes que manifestem interesse.

Estas sessões, que serão também promovidas de forma descentralizada, nas várias freguesias do município, chegarão a todos os munícipes, mesmo que estes não se possam deslocar aos locais definidos, uma vez que serão transmitidas no canal de Youtube do Município, “aproveitando o potencial da internet e das redes sociais”, anunciou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro,
  
Nesse sentido, o autarca informou também que foi já hoje criado um email para esclarecimento de dúvidas, “para direcionar estas questões corretamente e para podermos trabalhar de forma célere e próxima, como a situação exige" – sos.coronavirus@cm-cartaxo.pt 
 
Quanto aos eventos, Pedro Ribeiro afirmou preocupação com a possibilidade de ser cancelada a Festa do Vinho, mas ainda não há decisões nesse sentido. À imprensa, a autarquia anuncia para já o cancelamento da atividade "Férias da Páscoa" direcionada para os mais jovens do concelho, e das sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos.

Câmara de Vila Franca de Xira articula plano com SMAS e junta

​O município já tem em prática o seu plano de contingência. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, nos serviços prestados pela autarquia (Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), assegurados por um universo de cerca de 1.800 trabalhadores municipais, estão a ser adotadas medidas internas que visam “contribuir para a proteção da saúde pública e para a redução das situações individuais de infeção pelo vírus COVID-19” ao nível dos vários setores representados pela autarquia e com contato direto ao público.
 
Num comunicado divulgado aos jornais, Alberto Mesquita, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apela ainda a toda a população para “que encare este problema de saúde pública com serenidade e sentido de responsabilidade – individual e coletiva –, evitando alarmismos, e seguindo escrupulosamente as recomendações gerais emitidas pela Direção Geral de Saúde, que numa fase preventiva são essenciais para evitar a propagação do vírus”.
​
O autarca destaca ainda a importância, no caso de alguma suspeita, do contato para a linha Saúde 24 para o numero808 24 24 24.

Imagem
​
​Nos municípios de Salvaterra de Magos e de Arruda dos Vinhos, ainda não há indicação da existência de um plano de contingência nos diversos suportes informativos online. A Câmara de Benavente vai emitir um despacho sobre esta conjuntura ainda esta quarta-feira. O Valor Local sabe que todos os eventos previstos foram cancelados desde já e até ao final do mês de março. A autarquia também já tem o seu plano de contingência aprovado que deve seguir os mesmos moldes dos demais municípios da região.


​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS