Corte de árvores na Mata das Virtudes causa preocupação
ICNF limpou área numa faixa de 60 metros
Sílvia Agostinho
11-04-2016 às 16:43 ![]() Foi colocado, nos últimos dias, nas redes sociais, um vídeo privado que dava conta do corte massivo de pinheiros na Mata das Virtudes, Aveiras de Baixo, Azambuja, o qual tem causado muito alarido e uma onda de indignação.
De acordo com o presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa, e no que conseguiu apurar junto do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), foi lançada uma hasta pública para corte das árvores numa faixa de 60 metros, no sentido de corresponder a um pedido da população que através de abaixo-assinado, solicitou uma limpeza da área envolvente às suas habitações. "Muitas das árvores tombavam para dentro dos muros dessas casas", exemplifica Luís de Sousa. Por o pinheiro não se tratar de uma espécie protegida, o ICNF procedeu ao abate de forma descontinuada de "30 árvores incluídas no pedido dos moradores, mais 30 pinheiros que se encontravam doentes" informa ao nosso jornal, o presidente da junta de freguesia de Aveiras de Baixo, Carlos Valada, que também diligenciou junto do ICNF no sentido de obter mais informação. Sendo que o instituto deu a entender que procederá em devido tempo a uma reflorestação no que toca aos pinheiros doentes.
|
Alenquer lança programa municipal de combate à diabetes
Antigo Hospital de Vila Franca ainda à espera de ser reaproveitado Azambuja prepara-se para comemorações do centenário da aviação militar Câmara do Cadaval promove caminhadas entre abril e julho Serviroad inaugura investimento de 6 milhões 400 mil euros |