Criada Associação "Memória é Cultura" em Alverca
Pretende homenagear a memória das vítimas do acidente de comboios na Póvoa de Santa Iria ocorrido em março de 1986
|30 Maio 2022 15:59
Foi oficializada a “Associação Memória é Cultura” em Alverca. Esta é uma associação que pretende homenagear a memória das vítimas do acidente de comboios na Póvoa de Santa Iria ocorrido em março de 1986.
Em entrevista à Rádio Valor Local, Luís Janeiro, um dos promotores desta associação, salienta que um dos objetivos, passa mais do que preservar a memória das vítimas, por apoiar jovens artistas nas mais variadas vertentes, seja música, pintura entre outras. Luís Janeiro, agora presidente da associação, recorda o efeito “brutal” que o acidente teve nas famílias, nos amigos, e na própria comunidade estudantil que todos os dias apanhava aquele comboio para ir para as aulas. Aquele dia cinco de março de 1986 era apenas mais um dia como tantos outros. Luís Janeiro apanhava habitualmente aquele comboio, mas naquele dia teve afazeres pessoais e não chegou a embarcar. Não foi o caso de muitos amigos e conhecidos, vítimas daquele acidente, cuja memória esta associação quer agora eternizar. Luís Janeiro conta à rádio que esta ideia surgiu recentemente no seio do grupo de amigos que se reunia pontualmente para jantar. Quase quarenta anos passados, o agora presidente diz estar na altura de falar do assunto, apesar de os traumas ainda persistirem na memória de muitos. Sobre a tragédia não tem dúvidas de que ainda é sentida por todos. Faleceram no acidente 18 pessoas e 80 ficaram feridas. “Alguns dos melhores de nós partiram naquele dia”. Vidas interrompidas e sonhos desfeitos entre os jovens que acabaram por falecer. “Essas pessoas foram retiradas à comunidade”, referindo que quer agora potenciar uma nova geração que no fundo “tem, nesta altura, a mesma idade que tínhamos em 1986”. O objetivo passa agora pela fundação de um programa anual de criação artística. Recorde-se que no acidente faleceram pelo menos dois estudantes de Belas Artes, o Rui Benavente e a Maria de Lurdes que eram também namorados, moradores em Alhandra. “Vamos celebrá-los todos os anos no dia cinco de maio, através da atribuição de prémios aos jovens artistas do concelho de Vila Franca de Xira”. OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA A LUÍS JANEIRO
Luís Janeiro fala também num programa para potenciar os talentos desses jovens, com a criação de workshops entre outras atividades.
O comboio fatídico vinha da Covilhã e terá sido uma alegada falha humana que esteve na origem do embate da composição contra um transvia, numa altura em que era comum acidentes de grande gravidade na ferrovia portuguesa. Este foi um dos acidentes mais emotivos da história dos caminhos-de-ferro em Portugal, talvez porque a composição transportava na sua maioria jovens com destino às escolas e faculdades de Lisboa. Em 2015 o Valor Local fez uma grande reportagem sobre o tema.
|
|
Leia também
Censos 2021
|
Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço
|
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber.
|
Vertical Divider
|
Notícias Mais Populares
Líder das Socialistas de Vila Franca bate com a porta Alenquer: Ruas floridas e animação no final das Festas do Espírito Santo Oestecim anuncia "casamento" com a Boa Viagem em Arruda dos Vinhos Possível ETVO em Arranhó está a ser um pesadelo para a população Feira de Maio de Azambuja despede-se em beleza |