Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Crianças aprendem a poupar água na "Águas do Ribatejo"

No âmbito do programa Férias Desportivas dos municípios que integram a empresa
07-07-2018 às 21:41
Imagem
“Vamos tratar bem a água” é o mote para as ações de sensibilização que a DECO e a Águas do Ribatejo estão a promover nos sete concelhos que integram os sistemas de abastecimento e saneamento da empresa municipal. Esta sexta-feira, as ações decorreram no complexo desportivo do Grupo Desportivo de Samora Correia e na Estação de Tratamento de Águas da Murteira que dista centenas de metros do local.
 
As crianças que integram o programa férias desportivas treinaram dicas para a poupança da água em casa, na escola e nos espaços públicos. “Devemos tomar banho com a torneira fechada enquanto espalhamos o shampoo e o gel de banho”, explica Rodrigo, um dos alunos que durante uma semana integra o plano das férias desportivas com múltiplas atividades físicas e intelectuais.
 
Suzana Pestana da DECO, destaca a importância de levar estas mensagens às crianças para que possam convencer as famílias a mudar os comportamentos e a reduzir os desperdícios. “A água é um bem precioso e finito. Um dia podemos não ter água potável para beber. Temos de poupar. Gastar apenas o essencial”, alerta a técnica.

Na fábrica da água, nova denominação para as estações de tratamento, as crianças perceberam como é feito o tratamento dos esgotos que incluem as águas provenientes dos seus usos em casa e no parque de jogos.
​
“Se eu fizer cocó naquela casa de banho, vem para aqui?” questiona um dos alunos apontando para um tanque enorme de águas sujas a iniciar processo de tratamento. A intervenção gera uma risada geral da pequenada.

 
David Cardoso, técnico do Departamento de Produção e Tratamento da AR realça a importância da ETAR para garantir o bom funcionamento do ciclo urbano da água. “Já imaginaram o que era esta água suja ir assim para os rios? ”. “Matava os peixinhos todos”, adianta Leandro.
 
Ao verem a água tratada na linha de descarga, as crianças questionam se aquela água era a mesma que viram na entrada da ETAR. "Claro que sim e não ficou transparente com um golpe de magia, mas com a ação do sistema de tratamento eficaz".  
 
A AR e a DECO vão continuar as suas ações durante o período das férias letivas respondendo às solicitações dos municípios, freguesias, escolas, associações e outras entidades públicas, refere a empresa em comunicado. ​
NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​GNR
 Alenquer: Dez detidos por tráfico

Alunos das escolas de Alenquer são os melhores a reciclar na região

Centro de dia de Manique sai do sufoco das dívidas usando a imaginação

​Culpa morre definitivamente solteira no caso do abate de sobreiros no aterro de Azambuja


Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
PUB
Imagem

Em Destaque

Imagem
Associação Mais Barrada nasce para combater a exclusão
Imagem
Culpa morre definitivamente solteira no caso do abate de sobreiros no aterro de Azambuja
Imagem
Junta de Vila Franca comemora Dia da Cidade com distinções
Imagem
Câmara de Benavente não consegue colocar cobro ao excesso de pombos no concelho 

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV