Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
Curta-metragem gravada na Glória do Ribatejo distinguida internacionalmente
Conta a história de um grupo de camponeses que tenta resgatar o corpo de um jovem de dentro de um poço e de um grupo de mulheres que os observa em silêncio.
02-11-2016 às 10:46
Imagem
​ A curta-metragem “Ascensão”, de Pedro Peralta, rodada em Glória do Ribatejo, recebeu o grande prémio de melhor curta metragem da competição internacional e o prémio para melhor curta metragem da competição internacional atribuído pelo júri, no Molodist Kyiv International Film Festival, na Ucrânia.

A curta-metragem, de apenas 17 minutos, tem apenas três planos e muito pouco diálogo. Conta a história de um grupo de camponeses que tenta resgatar o corpo de um jovem de dentro de um poço e de um grupo de mulheres que os observa em silêncio. A espera é angustiante e coincide com a chegada do dia e a dor de uma mãe que acolhe o filho morto nos braços. É um filme feito com atores amadores e não-atores de Glória do Ribatejo.

A curta de Pedro Peralta já marcou presença em diversos festivais de cinema, nomeadamente na Semana da Crítica do Festival de Cannes e no Indie Lisboa, nos quais surpreendeu e arrecadou vários prémios.

Para Pedro Peralta, esta distinção “é a sequência do trabalho que tem sido feito e do percurso que esta curta-metragem já leva, ao passar por mais de 30 festivais de cinema de todo o mundo”.

“Ascensão” estreou comercialmente no início de outubro, nas salas de cinema do país, juntamente com o filme “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu”, de João Botelho e vai agora percorrer os cine-clubes.

“É raro uma curta-metragem estrear comercialmente”, referiu Pedro Peralta, acrescentando que a nível nacional e internacional “a crítica tem sido positiva e consensual”.

A escolha de Glória do Ribatejo para rodar este filme surgiu por acaso. “Procurava algo muito particular e encontrei o cenário ideal para rodar esta curta em Glória do Ribatejo e, ao conhecer a cultura e as pessoas, fiquei fascinado”, explicou.

Produzido pela Terratreme Filmes, “Ascensão” integra o catálogo de filmes da distribuidora Portugal Film e contou com o apoio do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona na sua produç
ão.
Imagem


Comentários

Parabéns Glória do Ribatejo.
Parabéns ao realizador e aos actores.

António Raposo
Samora Correia
04/11/2016 22:38

Sou natural de Glória e nunca aconteceria nesta localidade.
A morte de alguém ainda mais jovem, sem os gritos de dor das mulheres Glórianas.
Parabéns.

Ilídio Oliveira
Glória do Ribatejo
03/11/2016 20:43

Vale sempre a pena fazermos bem as coisas! Foi o que senti no momento que recebi esta notícia por via do jornal “Valor Local”. Numa tarde de sábado dava uma volta na minha bicicleta pela Glória e parei no largo D. Pedro I para ver a azáfama dos festeiros que ultimavam os preparativos para mais uma festa anual. Estava parado frente ao espaço que antes se chamava “ti pirolito” e olhava para a zona da quermesse. O José Manuel, presidente da Associação dos Caçadores da Glória, gesticulava na minha direção quando falava com um “casal” jovem e que acabaram os três por se dirigir na minha direção. A primeira frase do José Manuel, quando estava a poucos metros de mim, foi: “olha esse homem é que te pode ajudar nisso”. Naquele momento pensei que fosse alguém a pedir algum parecer sobre técnicas de som ou informática, mas era um jovem cineasta estreante que pretendia realizar parte do seu pequeno filme na Glória. Foi uma conversa agradável, e depois de eu entender a sua intenção e o que ele necessitava sugeri-lhe que se dirigisse à Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo, pois aí encontraria apoio seguramente. Felizmente que foi assim e tudo correu bem, pois estamos hoje perante um filme rodado na Glória que foi premiado internacionalmente.
O realizador Pedro Peralta, hoje galardoado com a curta-metragem “Ascensão”, contou publicamente que nunca encontrou uma terra tão acolhedora como a Glória do Ribatejo. Eu ouvi estas palavras na Casa do Povo aquando da antestreia da sua curta-metragem. Lembro-me de me lembrar na altura que todos aqueles que vêm por bem a esta terra levam sempre daqui boas recordações, já lemos isso em alguns livros sobre este lugar encantador.
Há uma parte interessante na conversa que tive com o Pedro Peralta que gostaria de partilhar com os leitores do “Valor Local”: Inicialmente, o Pedro pretendia gravar parte do filme aqui, ele descreveu-me as cernas e tudo, eram apenas algumas imagens de um jovem que é tirado dentro de um poço. Eu penso que o filme deveria estar imaginado com uma história mais alongada, mas o Pedro me disse que ficou fascinado com a simpatia das pessoas, as suas vestes e a forte cultura gloriana que ainda circula pelas ruas. Ainda bem Pedro, pois assim a realização da tua história iniciou e acabou em Glória!
CS

Celestino Silva
Glória do Ribatejo
03/11/2016 00:11

    A sua opinião conta

Submeter
Outras Notícias
Imagem
(c/vídeo) Cartaxo unido em torno do Fandango
Imagem
Vila Franca de Xira:
Primeiro-Ministro doa espólio do Pai ao Museu do Neo-Realismo
Imagem
Rusga da GNR em Arruda dos Vinhos causa desconforto a alunos e encarregados de educação
 
Imagem
Imagem
Imagem

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS