Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

(C/Vídeo) Negociações da Câmara de Vila Franca com proprietário para o terreno do Monte dos Castelinhos com fim à vista

Autarquia pretende dar um novo impulso a este investimento no domínio do património arqueológico
Sílvia Agostinho/Miguel António Rodrigues
26-09-2018 às 11:42
Imagem
O sítio arqueológico dos Castelinhos, na Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, conheceu mais uma campanha de escavações nas últimas semanas. O Valor Local esteve no local e ficou a conhecer o que de mais importante esta paisagem arqueológica oferece, a qual começou a ser escavada com regularidade em 2008. O passo seguinte será a aquisição do terreno cujas negociações com o proprietário se aproximam do fim. O Monte dos Castelinhos oferece alguns dos vestígios mais importantes a nível europeu do Império Romano. Do cimo da paisagem é possível apreciar o cruzamento de várias estradas e autoestradas, mas no século I A.C já este território era local de passagem privilegiado entre Lisboa (Olissipo) e Santarém (Scallabis).
 
A Quinta da Marquesa, onde estivemos, conserva no seu topo os vestígios de um antigo povoado fortificado com uma ocupação humana com início há mais de três mil anos.
A área colocada a descoberto até ao momento revelou um conjunto urbano de época romana datado do século I a.C., composto por vários edifícios e áreas de circulação, obedecendo a um plano predefinido de cariz ortogonal. A construção de raiz de um sítio desta dimensão, em meados do século I a.C., e a sua brusca destruição, apenas algumas décadas depois, levanta um amplo quadro de questões que o município tem procurado estudar ao longo das diversas campanhas.

 
​Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca, refere que a estratégia do turismo no concelho vai passar em parte também por dar a conhecer cada vez mais este património, “tendo em conta a potenciação que está a conhecer com cada vez mais investigadores a interessarem-se por este sítio”. Neste sentido, “a Câmara agradece a generosidade dos proprietários ao permitirem a aquisição dos terrenos”. “Este espaço é muito importante para a construção do que foi Vila Franca de Xira nos seus primórdios na construção bélica e económica do Vale do Tejo”, acrescenta a vereadora da Cultura, Manuela Ralha. Parte do que tem sido encontrado e valorizado nestas escavações encontra-se no Centro Arqueológico das Cachoeiras, no edifício da antiga escola primária mas também na antiga Igreja do Mártir Santo – Museu Arqueológico, onde está patente a exposição “Do Tejo à Montanha” que também coloca em evidência estes achados. A Câmara encontra-se a dinamizar o programa “Arqueólogo por um dia” dirigido às escolas onde se fomenta “o prazer pela descoberta” daquilo que é o património arqueológico concelhio.

Para o arqueólogo que trabalha no município, Henrique Mendes, a aquisição do terreno pode permitir à autarquia trabalhar de uma outra forma este património com novas campanhas de escavação e colocar o espaço ao dispor do público para visitação. Uma estrutura ortogonal é visível logo no início do caminho no Monte dos Castelinhos o que leva a supor que uma verdadeira cidade possa estar debaixo do chão, mas os arqueólogos referem que a metodologia não passa por aí, até porque no futuro poderão existir métodos menos intrusivos “para se conseguir ir ao arquivo da terra”, refere o arqueólogo do município, João Pimenta. Até porque as secções escavadas acabam desde já por ser conclusivas quanto à ocupação do terreno. “É importante não se escavar tudo e deixar-se algo para as gerações futuras”. “As escavações do Monte dos Castelinhos revelaram uma página insuspeita e desconhecida da Conquista Romana. Aqui foi estabelecido um aquartelamento militar relacionado com a presença de Júlio César no Vale do Tejo, e isso é um dado muito inovador”, diz. Foram ainda descobertos artefactos importantes como um escudo romano que já esteve em exposição em museus em Espanha e Portugal.
​


NOTÍCIAS MAIS LIDAS
​
​Comandante da GNR de Aveiras de Cima suspenso

Já no tempo dos Romanos, Vila Franca de Xira fazia parte da principal autoestrada

Samorense é agora artista acrobata e viaja pelo mundo fora: A incrível vida de Gonçalo Roque

Sonho do novo Centro Escolar de Foros de Salvaterra já é uma realidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
(C/Vídeo)Entrevista Presidente SMAS de Vila Franca de Xira: António Oliveira apresenta investimentos para o futuro

Imagem
Azambuja inspira-se no parque biológico de Gaia para os viveiros da Guarita
Imagem
Dois pilares da Ponte D. Amélia gritam por obras urgentes
Imagem
Câmara do Cartaxo contraria relatório do Conselho de Finanças Públicas que coloca município em rutura financeira

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS