Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Daniel Sampaio, em Manique, aconselhou professores a lidar com as práticas de automutilação 

Diálogo e mais apoio por parte de especialistas foram alguns dos conselhos deixados pelo psiquiatra
Sílvia Agostinho
26-03-2019 às 11:23
Imagem
O Agrupamento de Escolas de Manique do Intendente promoveu uma sessão com o psiquiatra Daniel Sampaio, durante a qual o assunto relacionado com a prática de automutilação em escolas, em que um dos casos mais recentes no concelho de Azambuja aconteceu na EB 2,3 de Aveiras de Cima, foi alvo de debate. 

Uma das professoras do agrupamento de escolas de Vale Aveiras expôs o problema, e assumiu a sua preocupação com dois casos que chegaram ao seu conhecimento de duas alunas. "Não sabiam explicar o porquê daquele comportamento, apenas disseram que a vida delas não tinha muita graça, e que se sentiam tristes; como mãe e professora sinto-me preocupada". 

O clínico defendeu a criação de grupos de diálogo com as alunas em causa como uma das terapias face ao cenário em causa. O conhecido psiquiatra deu a conhecer que os ditos “cortes” acontecem em adolescentes mais vulneráveis, e que o fazem no sentido de obterem uma “resposta rápida”, designou. Trata-se no fundo de “uma troca de dores”. “A dor psicológica passa para a dor física”.

Um estudo levado a cabo pela Faculdade de Medicina e pelo Hospital de Santa Maria concluiu que sete por cento dos jovens da Grande Lisboa já se automutilaram pelo menos uma vez. Para Daniel Sampaio, este é um fenómeno preocupante porquanto “estamos também diante de algo que obedece a uma lei de grupo em que o adolescente tenta imitar os colegas que o fazem”. O especialista deixou o conselho – “É preciso pô-los a falar e deixar os sentimentos fluírem. Normalmente a situação resolve-se, caso contrário terá de se pedir apoio psicológico mais permanente”. ​
Daniel Sampaio referiu, ainda, que no caso de a situação se agravar na escola, que diligenciaria no sentido de um acompanhamento mais específico do caso, no âmbito da especialidade no Hospital de Santa Maria. 

O diretor do agrupamento de escolas de Vale Aveiras, António Pedro, sublinhou que aquele tipo de comportamentos era recorrente na escola desde 2017. O centro de saúde de Azambuja está a seguir este assunto desde novembro. "Os pais ficam tão chocados e não conseguem arranjar uma explicação lógica, por vezes assacam responsabilidades à escola, mas os pais é que estão com os filhos, e muitos preferem um acompanhamento psicológico fora da escola", constatou.

Daniel Sampaio aconselhou a "um trabalho tranquilizador junto dos pais". Trazer os pais à escola será uma das formas de também os envolver mais na vida dos filhos, contudo muitos dos professores presentes na sala partilharam essa dificuldade. 

Notícia Relacionada: 
Jogos Perigosos nas redes sociais levam a automutilação em Aveiras de Cima

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​​Jogos Perigosos nas redes sociais levam a automutilação em Aveiras de Cima
​​

Contagem decrescente para lançamento da primeira pedra do quartel da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima
​

​​Visita PSD Centro de Saúde de Azambuja: Médico estrangeiro com dois meses de ordenado em atraso

“Chemina” pode mesmo vir  a ser um hotel pela mão de um grupo chinês

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Jogos Perigosos nas redes sociais levam a automutilação em Aveiras de Cima
Imagem
Município de Azambuja cria atendimento de apoio à vítima em protocolo com a APAV
Imagem
“Chemina” pode mesmo vir  a ser um hotel pela mão de um grupo chinês
Imagem
Morador em Aveiras de Cima queixa-se de faturas da Águas da Azambuja ​

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS