Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
Defensores da Festa Brava cerram fileiras
Os intervenientes alinharam pelo mesmo diapasão, é preciso proteger a tauromaquia, que segundo eles se encontra mais do que nunca a ser atacada por vários grupos
Nuno Filipe
25-10-2016 às 16:05
Imagem
O  Auditório Municipal do Páteo do Valverde em Azambuja recebeu um colóquio organizado pela Tertúlia Festa Brava subordinado ao tema “Pró Tauromaquia – Uma luta pela liberdade” numa mesa que tinha como anfitrião o Presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa, e o moderador Luís Capucha em representação da Associação das Tertúlias Tauromáquicas de Portugal, também ele um exímio contador de histórias relacionadas com o mundo dos toiros, algumas delas a deliciarem uma audiência de onde se destacava o antigo matador José Júlio.

Presentes também Francisco Oliveira, Presidente da Câmara de Coruche e também Presidente da Secção dos Municípios com Atividade Taurina, os Deputados da Assembleia da República, Nuno Serra em representação do PSD, Pedro do Carmo, pelo PS e Patrícia Fonseca do CDS-PP. O PCP fez-se representar pelo deputado municipal António Nobre. Presente também, esteve Hélder Milheiro da Prótoiro, que aproveitou o evento para apresentar a nova plataforma “Touradas”, um espaço on line que pretende agregar tudo o que se relaciona com o mundo dos toiros.

Todos os intervenientes alinharam pelo mesmo diapasão, é preciso proteger a tauromaquia, que segundo eles se encontra mais do que nunca a ser atacada por vários grupos, tanto na sociedade civil como no parlamento, em que partidos como o PAN ou BE já apresentaram propostas para limitar a festa dos toiros. Essa proteção é necessária, segundo os presentes na mesa, porque além de uma tradição cultural, a tauromaquia e tudo o que a rodeia gera “muitos empregos, não são apenas os toureiros, há os criadores de gado, os fabricantes de selas, o embolador, o alfaiate, entre tantos outros”. Além disso , dizem, “uma corrida de toiros ajuda no desenvolvimento do comércio, principalmente de restauração nos locais onde se realizam as touradas.”

Acima de tudo o que “os taurinos pedem é que os antitaurinos respeitem a liberdade de cada um. Têm o direito de não gostar, mas vivemos numa democracia e como tal há que respeitar os que gostam da festa de toiros”.


Comentários

Se chegam à conclusão que há grupos da sociedade civil e parlamentares contra esta suposta tradição espanhola não seria de bom tom respeitarem aquilo que para si mesmos exigem?? Então onde ficam as maravilhas da democracia em que a vontade da maioria impera? Usar a desculpa da dinamização do comércio é 100% ridicula uma vez que equivale a queremos ser reconhecidos por organizar lutas de cães ou queima de bruxas. Falar dos empregos ultrapassa o ridiculo em termos de percentagem... Todas as verbas de apoio à tauromaquia podem ser canalizadas para acções de formação em que os "toureiros" podem até aproveitar os fatinhos de ballet.... Nem falo dos porquês porque não quero insultar a pseudo inteligencia de quem defende esta prática.... Caso ainda não tenham reparado estamos no século XXI ...

Ana Macedo
Viana do Castelo
 28/10/2016 08:23

Somos de facto um estado de direito democrático e permitam-nos a ousadia de sonhar um país em que o maltrato animal não mais será permitido. Tourada é tortura e não serão (fracos) argumentos económicos e de proteccionismo acéfalo que nos convencerão. A sério, "gera emprego", "desenvolve o comércio"? Pois que se perca de vez a venda da bifana à porta dos campos de tortura e evoluam para novas profissões e oportunidades, com sensatez e sentido critíco.

Maria João Ramos
Viana do Castelo
27/10/2016 10:41

O que é que os aficionados de selvajaria tauromáquica esperavam? Que nós, que pertencemos à espécie HOMO SAPIENS, andássemos a defender uma actividade do HOMO PARVUS, uma espécie pré-humana que ainda não evoluiu?

Tenham juízo, e atirem-se ao mar.

O tempo da barbárie ficou para trás. Se não são capazes de EVOLUIR, não evoluam, mas deixem os Touros em paz, que são muito mais humanos do que qualquer um de vós.

E taurinos, somos NÓS, que DEFENDEMOS os Touros. Vocês são anti-taurinos, os CARRASCOS dos Touros.

Bolas!!! Ainda se atrevem estes pré-humanos a vir a público derramar a ignorância que os impede de evoluir!!!!

Isabel A. Ferreira
Porto
26/10/2016 19:47

    A sua opinião conta

Submeter
Outras Notícias
Imagem
ExpoCartaxo e Feira dos Santos renovam tradições
Imagem
Alcoentre assinala "Estrada Real" com a colocação de uma placa no Marco do Cruzamento na Espinheira
Imagem
Câmara do Cartaxo baixa IMI em meia décima​
 
Imagem
Imagem
Imagem

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS