Desporto no concelho: Salvaterra aprova empréstimo de 437 mil euros
O presidente da autarquia, Hélder Esménio, tem sido acusado de manter uma relação difícil com os clubes, por parte da oposição
Sílvia Agostinho
19-12-2015 às 20:26 O executivo de Salvaterra de Magos aprovou a contração de dois empréstimos no valor de 437 mil euros, em reunião de Câmara. A verba servirá para a repavimentação de estradas (203 mil euros) e para a colocação de um relvado sintético no campo do Grupo Desportivo Forense (Foros de Salvaterra).
Se o Tribunal de Contas, depois de aprovada a proposta em Assembleia Municipal der o aval, a Câmara conseguirá avançar, ao mesmo tempo, com a colocação de um sintético idêntico, mas no Salvaterrense, libertando do orçamento municipal a verba, previamente, inscrita para as obras nas estradas. A transferência de verbas foi a forma encontrada para satisfazer as necessidades das duas coletividades. O presidente da autarquia, Hélder Esménio, tem sido acusado de manter uma relação difícil com os clubes, por parte da oposição, e no sentido de não querer alimentar mais comentários, disse perentoriamente que se não conseguir avançar com as duas obras a nível desportivo, então nesse caso não fará nenhuma. O sintético do Salvaterrense servirá para a prática de futebol de 11 e o de Foros para o de 7. O campo do Grupo Desportivo de Marinhais tem servido de apoio a outros clubes do concelho, nomeadamente, o Salvaterrense, e em reunião de Câmara, o presidente da Câmara e alguma oposição concordaram que foi sobredimensionado, impedindo obra semelhante noutras coletividades do concelho. Hélder Esménio está consciente das possíveis críticas – “Haverá quem da população depois diga que só fazemos campos de futebol”, mas desta forma pretenderá apaziguar um pouco os ânimos dos descontentes do movimento associativo. Quanto às estradas que vão ser alvo de beneficiação e repavimentação, estão incluídas a Joaquim Padeiro, troço 1, Marinhais; e Rua das Cancelas em Foros de Salvaterra. A verba servirá ainda para a repavimentação de arruamentos nos centros urbanos do concelho. De acordo com o presidente da autarquia, o empréstimo não coloca em causa as finanças municipais, pois Salvaterra de Magos fica com praticamente o mesmo nível de endividamento de 2013, quando o PS venceu as eleições autárquicas, 3,1 milhões de euros. O Bloco de Esquerda deixou 3,7 milhões.
|
|