Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Deteção de lamas atrasa obra no esteiro de Azambuja

O município terá de despender uma avultada quantia para fazer face à remoção das lamas
Sílvia Agostinho
01-03-2019 às 17:03
Imagem
A obra de requalificação do esteiro de Azambuja sofreu um revés. A descoberta de lamas a uma determinada profundidade veio colocar em causa o andamento do projeto.
​O município terá de despender uma avultada quantia para fazer face à remoção das lamas. Contudo, apesar dos reveses, a obra vai continuar a seguir em frente, segundo o presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa, ao Valor Local.


O autarca confidencia que já tentaram demover a autarquia de seguir com o projeto da vala do Esteiro e a sua requalificação, face aos custos inesperados para a remoção das lamas, numa ação que está a ser acompanhada por especialistas e entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente e CCDR-Lisboa e Vale do Tejo. Contudo o autarca afiança que não vai desistir desta que será uma das obras mais aguardadas pela população. As lamas que apresentam maior nível de perigosidade, tendo em conta a presença de metais pesados, são as que ficam localizadas numa antiga saída de esgoto, junto ao terminal. Mas o autarca refere que não está em causa a saúde pública dada a grande profundidade a que se encontram. A garantia foi também dada pelos técnicos que estão a acompanhar esta fase do processo. O transporte das lamas será efetuado, espera-se que a breve trecho, num veículo próprio, vindo expressamente da Alemanha, com observação de todos os requisitos ambientais. “Tudo isto vai ter um custo quase equiparado à requalificação do esteiro em si”, desabafa o autarca.

O projeto de integração paisagística da vala do Esteiro já conheceu diversos contratempos. Numa primeira fase a Câmara teve de corrigir questões relacionadas com o projeto e concurso. No local prevê-se criar uma nova paisagem ribeirinha com a reabilitação da zona adjacente à estação ferroviária da vila, a criação de zonas de acesso à vala para a prática de pesca desportiva, o reordenamento das áreas de estacionamento, bem como a criação de uma ciclovia, uma zona de piquenique e equipamentos de atividade física ao ar livre.

O desassoreamento do leito, a ir para a frente, permitirá o uso de pequenas embarcações fora do período de maré baixa. Nesta requalificação paisagística, está também previsto o desassoreamento e estabilização das margens do “esteiro” e do muro de suporte, bem como a instalação de um bar/esplanada e arranjo da respetiva envolvente.

Estas intervenções permitirão uma maior ligação da vila de Azambuja à frente ribeirinha que se prevê que no futuro seja um, ao mesmo tempo, um polo dinamizador do turismo no concelho. Este projeto surge no âmbito do “PORAlentejo 2020” e terá um custo total de um milhão 192 mil euros.

Notícias Relacionadas: 
​

Passeio ribeirinho entre Cartaxo e Azambuja deverá ser realidade

Câmara de Azambuja apresenta candidatura aos fundos europeus para ciclovia no esteiro

Governo dá luz verde aos projetos ribeirinhos de Azambuja


​

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Alenquer vai receber final da “Non Stop Madrid – Lisboa” em BTT

Porto Alto: Negócios da China - Entre a Decadência e a Renovação

Opinião Luís Monteiro Carvalho: Responsabilidade e ambição são o mote para 2019

​Mês da Enguia volta em pleno a Salvaterra de Magos 

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
(C/Vídeo) Foros de Salvaterra: Poço do Estanqueiro- o poço dos namorados
Imagem
Luís de Sousa acusa BE de Azambuja de inquinar informação
Imagem
Câmara do Cartaxo adjudica construção do pavilhão gimnodesportivo da EB 2,3 de Pontével
Imagem
Exclusivo: Hotel de luxo pode ser realidade no Mouchão do Lombo do Tejo

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS