Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Duzentas crianças abraçam a água em Salvaterra de Magos 

No âmbito da campanha: “A água é de todos. Diz não ao desperdício" 
05-08-2018 às 16:34
Imagem
“Um abraço forte e apertado à água porque a água é nossa amiga” Foi este o mote para a entrada da água, esta sexta-feira, no encerramento do programa de férias ativas promovido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos desde 26 de junho para um universo de 300 crianças entre os 6 e os 12 anos.
 
As iniciativas foram dinamizadas numa parceria entre a Águas do Ribatejo e a Deco a convite da Câmara local nas piscinas municipais e no pavilhão de Salvaterra de Magos. As ações de sensibilização para o bom uso da água e combate ao desperdício foram entremeadas com momentos de  diversão.
 
Suzana Pestana da Deco explica que este modelo de interação permite que as crianças assimilem a informação e retenham a mensagem que levam para casa. “É uma forma simpática de chegar às famílias. Os pais e os avós tendem a dar atenção e a valorizar os conselhos das crianças. Por outro lado, eles serão consumidores mais responsáveis no futuro”, explica a técnica.
 
Jogos de água, insufláveis, modelagem de balões, jogos tradicionais como o derrubar as latas ou acertar com as argolas nos pinos, foram algumas das atividades que esta sexta-feira envolveram mais de duas centenas de alunos de todo o concelho. As melhores prestações foram recompensadas com brindes alusivos à campanha “ A água é de todos. Diz não ao desperdício". 
 
O dia dedicado ao ambiente foi o culminar de seis semanas de intensa atividade com a água a revelar-se um amiga fundamental para todos os presentes. “Fomos à praia onde a água é salgada, fomos ao rio onde a água é doce e hoje fomos à piscina onde a água cheira a lixívia”, diz Pedro com um sorriso maroto. A intervenção permite explicar que “o cheiro a lixívia” tem a ver com a aplicação de cloro que é um elemento químico protetor da água porque mata os micro-organismos que podem causar doenças. Os alunos revelam ter a lição bem estudada. Quando se lança o desafio de ideias para poupar água, chovem sugestões.

Joana diz que na sua casa, os pais aproveitam a água da chuva para regar a horta e lavar o quintal. Bruno garante que lá em casa só a bisavó é que toma banho na banheira, mas o resto da família faz duche rápido “Ela está velhinha, coitada”. Uma atenuante para um comportamento incorreto porque um banho de banheira cheia consome a mesma água que seis duches. Outro pecado frequente dos avós é deitarem cabelos e restos de comida na sanita. “Só deve ir para a sanita, o que lá fazemos. Tudo o resto: cabelos, cotonetes, algodão, fraldas, devo ser tratado como lixo para não entupir os esgotos de casa e evitar danos nas estações de tratamento.

A vereadora da Educação na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helena Neves,  valoriza esta aposta na sensibilização/educação para ajudar a formar consumidores informados e responsáveis. “ Estas atividades em tempo de férias são muito úteis porque permitem conciliar a atividade desportiva e o lazer com a aprendizagem em áreas como a cidadania, a segurança ou o ambiente. Por outro lado, os pais estão tranquilos porque sabem que os filhos estão felizes e em segurança”, conclui a autarca.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
​
Dois meios aéreos e 106  homens tentam travar as chamas em Samora Correia

​Novo Quartel dos Bombeiros de Azambuja ainda sem data 

Câmara de Vila Franca com estágios para alunos do ensino secundário e superior

Castro de Vila Nova de São Pedro: “Há trabalho para mais uma geração”






Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Paredes/Alenquer: Incêndio destrói sede da tertúlia de forcados 
Imagem
CUAB na mira da justiça após queixa de ilegalidades de antigo dirigente
Imagem
Jardim-de-Infância de Aveiras de Cima aquém das expetativas quanto ao número de alunos
Imagem
Palácio do Sobralinho volta a ser cenário de filme

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS