Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
PUB
Imagem

Editorial - "Cinco anos de Valor Local"

"Para nós é importante o feedback do público, e por isso nos últimos meses temos vindo a reforçar a nossa distribuição um pouco mais pelos oito municípios onde estamos presentes."
Miguel António Rodrigues
26-04-2018 às 09:45
Imagem
O Valor Local celebra no final deste mês 5 anos de vida. Foram cinco anos sempre a subir e a conquistar novos leitores e claro novos públicos. É claro que muito ainda há para fazer. Na nossa equipa sabemos disso e procuramos melhorar todos os meses um pouco mais.

Para nós é importante o feedback do público, e por isso nos últimos meses temos vindo a reforçar a nossa distribuição um pouco mais pelos oito municípios onde estamos presentes.
É certo que gostaríamos de estar em todo o lado. Cobrir todos os acontecimentos e levá-los ao conhecimento dos leitores. Mas essa tarefa é impossível. Primeiro porque um jornal em papel é limitado em termos de espaço, e segundo porque nem nós conseguimos estar em todo o lado ao mesmo tempo.

Por isso quando algumas pessoas reclamam a nossa presença, fazemos “das tripas coração” para lá estar. Fazer o nosso melhor e trazer ao conhecimento de todos, as histórias que marcam a nossa região.

Ao longo de cinco anos, temos vindo a “voar”. A voar porque o tempo voa. E até parece que foi ontem que fizemos o nosso primeiro jornal. Corria então o mês de abril de 2013, e o Valor Local surgia com uma grande reportagem nos estabelecimentos prisionais de Alcoentre.

Cinco anos depois, e centenas de histórias contadas, podemos dizer ter orgulho do nosso “imberbe” passado, mas que continuaremos a olhar para o futuro de forma risonha, não nos identificando com aqueles que ditam o fim dos jornais impressos numa década futura.

Com efeito essa é uma reflexão que tem de ser feita pelos jornais regionais. O preço dos jornais vendidos em banca deve ser ponderado em prol de uma sociedade que cada vez menos compra jornais e prefere os gratuitos e a internet a gastar dinheiro em cultura e informação.

O futuro, na minha opinião, passa por esta discussão. Mas passa sobretudo por encontrar formas criativas de dar ao público informação acessível e barata sem comprometer a qualidade do jornalismo e do produto final. No nosso caso, tal só tem sido possível graças aos nossos parceiros comerciais, que desde a primeira hora têm vindo a apostar num projeto credível e com um potencial tremendo na região onde se insere.

Esse tem sido o nosso compromisso. Por isso desde o primeiro número, disponibilizamos na internet o jornal gratuito. Tão gratuito como o que entregamos em papel. E isso faz a diferença na hora de escolher entre um jornal oferecido e um jornal pago, que vive muitas vezes de assinantes, que na sua maioria estão fora do país e da sua zona do coração. Mas até estes já têm acesso à internet e às notícias que saíram, entretanto noutros Órgãos de Comunicação Social.

Pelo segundo ano consecutivo o Valor Local voltou a apostar nos mais novos. Sem caráter competitivo, pedimos a alunos de quatro escolas que fizessem um trabalho sobre a poupança da água e a proteção do ambiente, porque este será um tema recorrente nas próximas décadas. O resultado ficou patente na última edição do nosso jornal.

Este ano, decidimos levar a cerimónia de entrega de diplomas a Alenquer, em junho, onde contaremos com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que pelo segundo ano aceitou o nosso desafio, o que muito nos orgulha.

Esta será uma cerimónia onde as estrelas serão as crianças das escolas da Barrosa, concelho de Benavente, de Vale do Brejo, concelho de Azambuja, do Carregado, concelho de Alenquer e de Vila Franca de Xira.

Uma iniciativa que não tem como objetivo premiar ninguém em particular, mas todos os que se preocupam com o meio ambiente e alertar consciências, nomeadamente dos mais velhos.
Com esta iniciativa, o Valor Local que desde sempre se preocupou com as questões da água, dá assim um pequeno passo no que toca à consciência social. Um passo que esperamos que faça a diferença na mentalidade dos homens e mulheres de amanhã.


PUB

Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
PUB
Imagem
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Vila Franca: Começaram as obras de requalificação do Celeiro da Patriarcal, Bairro ​Municipal de Povos e Jardim José Álvaro Vidal
Imagem
Projeto Girassol quer dar mais poder à mulher vilafranquense
Imagem
Nacional 3: Plataforma e autarcas saem esperançados de reunião com secretário de Estado das Infraestruturas

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS