Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Editorial: A Homenagem a El Salamanca

Desde pequeno que me habituei a ouviu o Senhor António Salema a falar de toiros. Passava muitas vezes na sua tertúlia na Rua Espírito Santo, onde “Salema” via corridas de toiros espanholas e tentava incutir aos miúdos, que como eu, brincavam nessa rua o espírito aficionado.
Miguel António Rodrigues
24-02-2018 às 22:15
Imagem
É justo que se homenageie um homem que tanto deu à tauromaquia local e nacional. António Salema, “El Salamanca” tem sido desde sempre um defensor dos valores das tradições tauromáquicas.

Isso é bem espelhado não só neste livro que será agora lançado no dia 24 de fevereiro, no qual tive a honra de participar a convite do próprio, como também nas suas diversas atividades ao longo destes 91 anos.

Com efeito António Salema sempre esteve ligado à tauromaquia. Destes 91 anos colecionou amigos, e a muitos outros criou oportunidades de carreira. Ana Maria, Carlos Pimentel, Manuel Tavares, são apenas alguns dos toureiros que passaram pelas suas mãos, depois de ter pegado na Escola de Toureiro de Azambuja a convite de Etelvino Laureano, outro filho das terras ribatejanas e de quem António Salema sempre foi amigo.

Permitam-me neste texto exprimir a minha experiência pessoal com “El Salamanca”, que a meu convite voltou a escrever no jornal MalaPosta no início dos anos 2000, mas que antes já tivera participações noutros jornais locais.

Desde pequeno que me habituei a ouviu o Senhor António Salema a falar de toiros. Passava muitas vezes na sua tertúlia na Rua Espírito Santo, onde “Salema” via corridas de toiros espanholas e tentava incutir aos miúdos, que como eu, brincavam nessa rua o espírito aficionado.

Salema, sempre foi, e ainda nos dias de hoje, paciente com os novos valores. Lá da rua, segundo sei, ninguém seguiu a profissão de toureiro, mas todos ficaram mais aficionados e crentes que a Feira de Maio é o verdadeiro espelho da Festa Brava em Azambuja, e em muito o devemos a António Salema.
Certo é que, mesmo sem “novos valores” lá na rua, Salema continuou a busca, encontrou mais tarde em Pedrito de Portugal, Paulo Jorge Ferreira e mais recentemente em Ana Rita o brilho que faltava para um nome verdadeiramente azambujense na arte de tourear.

Não são tao poucas vezes quanto isso, aquelas que me disse ter pena que Ana Rita não tenha oportunidades em Azambuja, também não são poucas as que lamenta que Paulo Jorge Ferreira esteja emigrado nos Estados Unidos. Talvez até seja o melhor caminho para ambos, apesar de lamentar que não apareçam mais “artistas”.

A publicação deste livro é certamente uma homenagem a António Salema. O livro que tem na capa a sua fotografia a preto e branco e onde são bem visíveis as marcas da vida. Tem ainda o mérito de doar as receitas a duas instituições do concelho. E se somarmos a isto o facto do livro ter sido escrito pelo próprio, volta a afirmar não só que Salema é um homem de grande coração, como é um azambujense e um aficionado genuíno.

António Salema é atualmente o colaborador mais velho do Valor Local. Colaboração que aceitou graciosamente e que todos os meses cumpre com mais disciplina do que muitas vezes a própria equipa redatorial.

Por isso, a edição deste livro é uma homenagem mais do que merecida a um homem que desde sempre tem Azambuja e a Festa Brava no coração. Pela parte do Valor Local e enquanto diretor, resta-me dizer que é com muito orgulho que temos entre as nossas fileiras “o Mestre el Salamanca” com quem esperamos contar por muitos anos.



Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
PUB
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Vila Franca de Xira: Campanha do sável é cartão-de-visita durante o mês de Março
Imagem
PS/ Azambuja toma posse mas não esquece a luta pelas últimas autárquicas
Imagem
Município de Azambuja sensibiliza a população para a limpeza obrigatória das faixas de gestãode combustível

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS