Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Editorial: Até Sempre Joaquim Ramos
O autarca fica na história do concelho com decisões que marcaram a vida de todos
Imagem
|25 Mar 2021 16:29
​Miguel António Rodrigues

Conheci Joaquim Ramos antes ainda de ter assumido a liderança da Assembleia Municipal de Azambuja nos anos 90. Era João Benavente o presidente do município, e Ramos liderava a assembleia, salvo erro a seguir a Elias Gabirro.

O tempo passou depressa e com a saída de João Benavente para a Assembleia da República e com a súbita doença de Carlos Alberto Oliveira que até então seria o candidato natural do Partido Socialista à autarquia, Joaquim Ramos tornava-se o “eleito” dos socialistas para cabeça de lista no ano de 2001.

Foi a partir dessa altura que comecei a acompanhar o percurso de Joaquim Ramos no concelho de Azambuja, já que nos anos anteriores, a sua vida profissional passava pela Câmara Municipal de Lisboa como diretor municipal de ambiente e espaços verdes.

No extinto jornal MalaPosta realizei com o Luís Leandro a primeira entrevista a Joaquim António Ramos como candidato à Câmara de Azambuja. Ficou nessa altura conhecido na redação como o “JAR” – Joaquim António Ramos, tantas foram as vezes que tivemos de escrever a abreviatura do nome, num trabalho com várias páginas e onde se espelhava a sua ideia para o município.

Durante estes últimos 20 anos, foram muitas as entrevistas e as conversas que mantivemos. Discordámos, concordámos, mas sempre nos respeitámos.

Fui alvo de elogios, mas também fui alvo de críticas, afinal o trabalho de um jornalista nem sempre agrada a um autarca que mantém uma visão das coisas, e que muitas das vezes não é bem entendida pelas populações e até pelos jornalistas.

Das inúmeras conversas que estivemos juntos, recordo-me do seu projeto de reabilitação urbana de Azambuja e de Aveiras de Cima. Joaquim Ramos tinha como “missão” mudar a cara das duas maiores freguesias do concelho, dizia-me muitas vezes.

Foram muitas as notícias que dei à época nos diferentes media por onde passei até fundar em 2013 o Valor Local que surgiu duas semanas após o seu internamento na sequência de um ataque cardíaco. Muitas dessas notícias não agradariam, o pó e o incómodo das obras nem sempre foi bem entendido, mas ainda assim, as obras continuaram.

Conheci um Joaquim Ramos pragmático e com um sentido de humor fora do normal. Um Joaquim Ramos que em determinada altura até considerou mandar demolir o Palácio das Obras Novas, cuja utilidade seria e ainda é bastante duvidosa, tal é a complexidade da gestão daquele espaço.

Joaquim Ramos fica na história do concelho com decisões que marcaram a vida de todos. Da concessão das águas, aos “pilaretes”, passando pela requalificação do património onde se incluem os Palácios Frederico Arouca, as Escolas Grandella, o convento das Virtudes entre outros.

Joaquim Ramos foi o primeiro a saber do Valor Local. Conversei com ele e contei-lhe os planos, mostrou-se interessado até porque como referiu à época, a região precisava de um projeto de informação credível, e conhecendo ele o meu trabalho, deu a maior força à equipa. Infelizmente pouco tempo depois era hospitalizado e a sua vida a partir daí nunca mais foi a mesma.
​
Ainda assim, a meu convite, ingressou como colunista no Valor Local em 2014. Ficou até dezembro de 2020 até não conseguir escrever mais devido à doença que o levou, um linfoma na garganta.  Fizemos alguns projetos como o programa em vídeo “Alguns Dedos de Conversa” e preparávamo-nos para regressar agora na nossa rádio, mas a Covid alterou-nos os planos. Fica incompleta esta nossa missão, mas fica para memória futura tudo o que está para trás e a obra de um autarca que à sua maneira deu o que pôde e não pôde pelo concelho de Azambuja.

    Deixe a sua Opinião sobre este Artigo

Enviar



Imagem



Leia também 

Picture

Militares da GNR fazem de psicólogos de idosos isolados do concelho de Alenquer

Em tempo de pandemia, têm sido estes homens e mulheres, por vezes, um dos poucos pontos de contacto das pessoas que vivem sozinhas
Picture
A Crise da Avipronto contada por quem a viveu
História de uma tempestade perfeita onde tudo "correu mal". Passados dois meses do surto que afetou 129 trabalhadores, ouvimos a história na primeira pessoa
Picture
Rádio Valor Local Perto de si desde 4 de setembro
As vozes e os programas da Rádio que se Ouve em todo o Lado. Associada ao Jornal Valor Local pretende preencher uma lacuna após o desaparecimento, nos últimos anos, de várias estações em FM na nossa região
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

Administrativa da extensão de saúde de Abrigada substitui-se a médico, vê exames e manda utente para casa

PSD candidata David Ferreira à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Mulher do presidente da Junta do Carregado está livre de perigo

Jorge Lopes: “Por este andar vamos ficar conhecidos como o concelho que acabou todo tapado por painéis fotovoltaicos

Faleceu Joaquim Ramos, antigo presidente da Câmara de Azambuja

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS