Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Escolas do Cartaxo concorrem ao "Heróis da Fruta"

Desde dia 10 de fevereiro e até dia 10 de março, decorre a etapa "Mobilizar os Pais", com a votação nacional do Hino da Fruta
17-02-2017 às 12:01
Imagem
Dez turmas de cinco estabelecimentos de ensino do concelho estão inscritas no programa que visa promover a alimentação saudável ao envolver a comunidade escolar – são os Heróis da Fruta. O programa desenvolve-se em três etapas – Motivar as Crianças, Mobilizar os Adultos e Atribuir os Prémios e é promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) em parceria com as autarquias, estabelecimentos de ensino e instituições públicas e privadas.

Desde dia 10 de fevereiro e até dia 10 de março, decorre a etapa "Mobilizar os Pais", com a votação nacional do Hino da Fruta. Alunas e alunos de três escolas do concelho ensaiaram muito para participar nesta fase do programa – agora é a vez dos adultos assistirem aos vídeos e apoiarem os pequenos Heróis da Fruta – estão abertas as votações, que ganhe o melhor. 

A segunda etapa do programa pedagógico Heróis da Fruta teve início no dia 10 de fevereiro, com a abertura das votações para os Hinos da Fruta que se apresentaram ao concurso nacional – a votação vai decorrer até ao próximo dia 10 de março.
 
Dos cinco estabelecimentos de ensino do concelho inscritos, três escreveram canções originais, ensaiaram e gravaram um vídeo a mostrar o resultado final – são três propostas para Hino da Fruta cantadas pelas crianças. Os vídeos precisam agora dos votos dos adultos – quem vota, habilita-se também a ganhar prémios e ajuda o projeto Heróis da Fruta a entregar lanches saudáveis a crianças de todo o país porque o seu voto é solidário, cada voto dá lugar à entrega de um lanche saudável – a partir da receita angariada com o valor das chamadas.
 
São concorrentes: Escola Básica N.º 3 do Cartaxo; Escola Básica José Tagarro; Escola Básica de Vale da Pinta
  
A Câmara Municipal do Cartaxo é autarquia parceira do programa Heróis da Fruta pelo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de o alargar ao maior número possível de estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo e do pré-escolar e integrá-lo no conjunto de iniciativas da área de Educação e Juventude da autarquia, para a promoção de uma alimentação mais saudável, junto da comunidade escolar.
 
Este ano letivo, as iniciativas da autarquia foram reforçadas com o Projeto Alimentação Saudável, que integra ações dirigidas às crianças dos vários estabelecimentos de ensino, assim como aos pais e educadores, professores e técnicos, com especial enfoque no controlo das refeições escolares – os refeitórios são acompanhados diariamente pela nutricionista do município e estão abertos aos encarregados de educação, as ementas são divulgadas diariamente no site da autarquia, estão previstas ações de formação para quem trabalha nas escolas e para os pais e encarregados de educação.
 
Objetivos pedagógicos do programa Heróis da Fruta

Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável, é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal, concebido especificamente para motivar as crianças entre os 2 e os 10 anos a adotar e manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, através de um modelo motivacional inovador desenhado para jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo, com os seguintes objetivos pedagógicos: incentivar as crianças a ingerirem fruta todos os dias, na escola e em casa. Conhecer a importância dos alimentos saudáveis para a manutenção da saúde. Encorajar as crianças a orgulharem-se de praticar um estilo de vida saudável. Despertar a comunidade para os benefícios das pequenas mudanças nos hábitos diários.


Comentários

Seja o primeiro a comentar ...

    A sua opinião conta:

Submeter

Outras Notícias

Imagem
(c/áudio) Luís de Sousa garante que é o candidato do PS à Câmara de Azambuja 
Imagem
Presidente da junta de Aveiras de Cima preocupado com possível fecho do quartel da GNR
Imagem
Muge pode ter  finalmente posto de farmácia
Imagem

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS