ExpoCartaxo e Feira dos Santos renovam tradições
O Cartaxo recebe a partir de dia 27 de outubro mais uma edição da Feira dos Santos e da ExpoCartaxo. Pelo segundo ano consecutivo, será a autarquia cartaxeira a organizar os certames que mais visibilidade dão àquele concelho.
Miguel A Rodrigues
19-10-2016 às 14:52 Ao Valor Local, Pedro Ribeiro, presidente do município, salienta que a sua principal preocupação incide na aproximação às empresas do concelho, já que no ano passado essa meta foi em parte conseguida tendo em conta que mais de 90% das firmas tinham sede no Cartaxo.
Pedro Ribeiro lembra que esse foi um desafio ganho, já que o NERSANT que organizou em anos anteriores, “nunca conseguiu envolver as empresas do Cartaxo”, reconhecendo, ainda assim, mérito àquela associação empresarial do distrito de Santarém. E se no ano passado o tema foi a construção civil, este ano o tema será o agroalimentar, e vinca a necessidade de se fazerem algumas novas estruturas de apoio, “já que a procura tem sido excelente e a resposta fantástica”. O autarca anuncia que, nesta altura, o município pondera o aluguer de uma tenda para albergar as empresas que não caibam no pavilhão. O presidente do município salienta entretanto que numa primeira fase, constatou-se que a procura estava a ser “muito boa” e por isso a elaboração de um plano b com a aquisição desta tenda, “faria todo o sentido para que as empresas não ficassem de fora.” Este ano e apesar da aposta no agroalimentar, a ExpoCartaxo vai “incidir-se ainda na temática do cavalo” refere o presidente da autarquia. Pedro Ribeiro aponta para as diversas atividades ligadas ao cavalo que constam do programa: “Existe um propósito da nossa parte de esta feira voltar ao que são as suas tradições mais antigas. Uma feira onde os animais, sobretudo o gado, tinham uma presença forte”. Aliás o autarca salienta que está nos planos da Câmara fazer alterações e melhorias no pavilhão e no espaço envolvente. Todavia não existe ainda folga financeira para tal e por isso existirão melhorias faseadas naquele recinto que há vários anos recebe estes e outros certames. Pedro Ribeiro vinca ainda que estas melhorias terão de ser feitas num horizonte de três a quatro anos e que o município quer “investir na ExpoCartaxo como certame de mostra das empresas do nosso concelho e não naquilo que se via no passado”. “Com uma lógica setorial e que possa representar para os nossos agentes económicos valor acrescentado”, explica o autarca que vinca também a continuidade da aposta na Feira dos Santos. Para Pedro Ribeiro, o facto de este ano o primeiro de novembro voltar a ser feriado, é igualmente importante, até porque, explica: “ Este era uma data onde por tradição vinham muitas excursões ao Cartaxo e é nessa esperança que vamos apostar”, salientando a aposta na divulgação do certame.
|
|