Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Externato de Arruda dos Vinhos
“É reconfortante obtermos tão bons resultados num meio rural”

Estabelecimento de ensino tem ocupado ao longo dos anos os melhores lugares no ranking das escolas
Sílvia Agostinho
27-10-2018 às 11:53
Imagem
O ano letivo arrancou no Externato João Alberto Faria em Arruda dos Vinhos com algumas novidades para 2018/2019. O diretor do estabelecimento de ensino, Nuno Faria, anuncia aulas de Economia em Inglês a partir do 10º ano, bem como a introdução das novas tecnologias de informação com “o sonho (que ainda não é possível) de um i-pad ou tablet por aluno”. “O meu desejo é que se tornem uma ferramenta normal de trabalho”, diz. Já quanto ao estudo da Economia em inglês no início do secundário diz que faz todo o sentido atendendo que a realidade do ensino naquela área bem como na da Gestão nas universidades faz-se em inglês.

Este início de ano letivo ficou desde já marcado pelo atraso na atribuição dos manuais escolares pela plataforma Mega, ao qual o externato também não escapou. Apesar de um conjunto de reuniões em que a escola participou em conjunto com o ministério da Educação para acautelar eventuais atrasos “para sabermos como seria a triagem e a organização à volta dessa tal plataforma”, certo é que o processo conheceu alguns percalços. “Quando o ano letivo começou a aproximar-se, percebemos que a nossa escola por ter contrato associação tinha ficado de fora dos vouchers para aquisição de manuais para o 5º e 6º anos. Manifestámos a nossa preocupação junto do ministério da Educação sobre o assunto. Felizmente ficou tudo resolvido. A escola decidiu imprimir todos os vouchers. No nosso caso estamos a falar de 500 vouchers para 500 alunos”, dá conta. Em entrevista, Nuno Faria diz ainda que apesar do propalado uso do livro usado não é totalmente fã desta vertente, pois segundo a sua experiência e prática,  “isso pode não funcionar porque muitos pais entendem que os filhos têm de trabalhar nos livros, escrever neles, e de facto muitos manuais têm essas características de se preencher com possibilidade de se fazerem apontamentos na margem.” Por outro lado, “se o livro usado servir para o percurso escolar em relação a quem tem capacidade para comprar os livros, e ter igualmente sucesso é uma boa opção”, constata, contudo. 

​Mega-agrupamentos: “É importante não nos fecharmos nas nossas quintinhas”
​

Numa altura em que muito se fala dos mega-agrupamentos, Nuno Faria refere que não tem uma ideia pessimista do tema, e evidencia que também aí “somos um exemplo”, porque apesar de estarmos a falar em graus de ensino diferentes, “e termos interesses diferenciados, fomos capazes de nos sentar à mesma mesa, e concertar uma estratégia em prol dos alunos”. “Temos um projeto educativo comum que se quiser já trabalha nessa lógica do mega-agrupamento”, diz. O diretor salienta que o que é importante “é não nos fecharmos nas nossas quintas”. “Já temos o hábito de os nossos professores falarem com os do primeiro ciclo para percebermos o que é preciso fazer. Se é isto um mega-agrupamento então que seja bem-vindo, se é para criar uma estrutura gigantesca que deixe o professor paralisado então é melhor deixar como está”, refere.

O Externato João Alberto Faria tem conseguido ao longo dos anos posições de destaque nos exames do ensino secundário, e Nuno Faria destaca que apesar disso o trabalho de uma escola não se esgota nos rankings, nem nas classificações dos exames, “mas na capacidade de passarmos conhecimento aos alunos”. “Mas é reconfortante percebermos que num meio rural estamos a lutar taco a taco com escolas de meios urbanos, com maior capacidade económica do que Arruda”. “É notável percebermos que isto se faz com os filhos de todos os habitantes de Arruda, independentemente da sua condição económica”, acrescenta ainda. Uma liderança forte e um corpo docente estável são o segredo do sucesso na sua opinião.
 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​Legionella obriga ao encerramento das piscinas municipais de Azambuja
​
Mário Cantiga demite-se do PCP mas mantém a presidência da União de Freguesias de Alhandra

(C/ Vídeo) Fitness Factory abre no Cartaxo
​

Feira de Todos os Santos está de volta ao Cartaxo
​

Comentários

É pena que os alunos que não são tão bons e podem "estragar" o famoso ranking são logo convidados a irem para o ensino alternativo. O dever da escola é preocupar-se com todos os alunos e não apenas com aqueles que dão boas estatísticas.
Raquel Silva
Arruda dos Vinhos
29/10/2018 22:21

​Com menos de meia dúzia de projetores PARA A ESCOLA TODA, acho que os tablets ou os i-pads deviam ser as menores preocupações da escola. Quanto aos rankings, pois bem, mérito dos alunos, tirando aqueles que são obrigados muitas vezes a ir procurar médias para as escolas dos concelhos vizinhos... Será pela exacerbada "capacidade de passar conhecimento aos alunos"? Talvez...
Jasmim Afortunato
Arruda dos Vinhos
28/10/2018 16:37
​

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
CNEMA promove concursos nacionais dedicados aos produtos portugueses
Imagem
Mário Cantiga demite-se do PCP mas mantém a presidência da União de Freguesias de Alhandra
Imagem
(C/ Vídeo) Fitness Factory abre no Cartaxo
Imagem
(C/Vídeo) Câmara de Azambuja desconhece origem da legionella encontrada nos chuveiros das piscinas

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS