Falhas na iluminação pública em Benavente
Os municípios da CIMLT aderiram ao programa de eficiência energética que preconiza a substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas led.
07-03-2016 às 18:02
O presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, diz estar a articular com a EDP a falta de iluminação pública em alguns locais do concelho, nomeadamente, na Avenida “O Século”, Rua dos Bombeiros Voluntários, Jardim do Arneiro dos Corvos, Rua da Associação Comercial de Lisboa, entre outros locais de Samora Correia, enumerados num comunicado do Partido Socialista que denuncia a falta de ação da maioria CDU nesta matéria.
O presidente da Câmara salienta que as falhas na iluminação pública não são da responsabilidade da autarquia, mas da EDP que deverá ser contactada pelos munícipes sempre que se verifique alguma anomalia, “sendo que a empresa tem um prazo para repor a normalidade”. O presidente reconhece que a situação na Rua dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia e Praça Carlos Gaspar foi de mais difícil resolução porquanto ardeu um poste de transformação, com as dificuldades inerentes à sua reposição, o que obrigou a uma operação de outra envergadura. O autarca refere que no âmbito do Portugal 2020, os municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo aderiram ao programa de eficiência energética que preconiza a substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas led. “Adquirimos cerca de 600 armaduras led com a EDP a operar a essa substituição numa primeira fase nas zonas antigas de Benavente e Samora”. O município está a aferir dos benefícios em termos de custos de energia. A Câmara investiu até à data 90 mil euros nas 600 armaduras. O concelho terá necessidade de 9 mil armaduras. “O investimento pode chegar aos dois milhões de euros”.
|
|