Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Festas da Freguesia com vários eventos em setembro

Um dos pontos altos são as festas em honra de Nossa Senhora da Assunção que decorrem no penúltimo fim de semana de setembro


Miguel António Rodrigues
​09-09-2019 às 20:41


Imagem
PUB
Imagem

A vila de Azambuja recebe durante o mês de setembro mais uma edição das Festas de Nossa Senhora da Assunção. Durante todo o mês, decorrem várias iniciativas aos fins-de-semana, integradas nos festejos da responsabilidade da Junta de Freguesia de Azambuja.

As festas começam com a iniciativa “Faz Azambuja” que antecede as festas propriamente ditas. A 1 de setembro ocorre o passeio sénior com mais de 500 pessoas inscritas A 8 de setembro tem lugar o festival de folclore infantil, e a 14, uma vacada à moda antiga no Páteo do Valverde. No mesmo dia o Valor Local e a junta de freguesia, convidam os azambujenses para um colóquio subordinado ao tema “Turismo e Religião” que vai decorrer no Centro Comercial Atrium em Azambuja pelas 18 horas. Pela noite de dia 14, há baile popular à moda antiga em Casais dos Britos.

A 20 de setembro começam as festas em Honra de Nossa Senhora da Assunção, a 27 tem lugar mais uma edição da Rainha das Vindimas, desta vez no Largo da Câmara, e a 29 temos a Festa da Amizade levada a cabo pelo Grupo Tradicional Os casaleiros.


Imagem
Imagem
LEIA AQUI


PUB
Imagem

Inês Louro, presidente da Junta de Freguesia de Azambuja, considera que estão criadas assim as condições para um mês de festa na freguesia.

A autarca destaca entre outras iniciativas, a Vacada à moda antiga no Páteo do Valverde, levado a cabo pela UTA (União das Tertúlias de Azambuja) que é também um parceiro importante da freguesia, “assim como a Poisada do Campino e a Câmara Municipal de Azambuja.”

Segundo a autarca, a ideia é recriar uma vacada “como aquelas que se faziam há cerca de 30 anos”, embora agora com outras comodidades e segurança, dado que à época o Páteo do Valverde era um espaço sem uso e rural e agora é um espaço central onde estão alguns dos mais importantes serviços da Câmara.

No local era hábito as pessoas ao fugirem das vacas “atirarem-se” para um tanque de água que ainda hoje existe, e é esse tipo de recreação que a UTA se propõe fazer.

Ines Louro espera que o tempo ajude às festas que este ano voltam a trazer as esperas de toiros para as ruas da vila na noite de sexta e tarde de sábado, já que o domingo é consagrado ao religioso, com a procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção.

Sobre a procissão, a presidente da junta de freguesia fala num momento “único” sobretudo “quando a mesma passa junto aos bombeiros e a sirene toca”. “É um momento arrepiante” até porque esta procissão se faz quase toda em silêncio, e esse momento acaba por ser muito significativo.

A autarca refere a importância dos concertos musicais, que este ano decorrerão no Páteo do Valverde, deixando a praça de toiros livre para a mesa da tortura.
​

Outro dos pontos altos da festa é a Corrida de Toiros em Honra da Nossa Senhora da Assunção, sábado dia 21, pelas 16 horas, na praça de toiros de Azambuja. Ainda no que toca à festa brava, pela manhã de sábado, decorre o habitual cortejo de campinos e jogos de cabrestos pelas ruas da vila com a participação da banda do Centro Cultural Azambujense.

​
Colóquio Turismo e Gastronomia

Pela segunda vez o Valor Local associa-se às festas em Honra da Nossa Senhora da Assunção para levar a cabo a divulgação da cultura ribatejana. No ano passado juntamos ao Turismo a Religião e este ano juntamos o Turismo à Gastronomia.

A iniciativa do Valor Local, em parceria com a Junta de Azambuja, pretende assim dar a conhecer a história do Torricado e o seu potencial enquanto elemento dinamizador de uma economia local, aproveitando a recém-formada Confraria do Torricado e a promoção deste prato típico azambujense, pela Câmara de Azambuja.
​

Este evento, que terá lugar no cinema do Centro Comercial Atrium em Azambuja, contará com vários atores do mundo da gastronomia e turismo, como são os casos de chefs convidados para o efeito e dos responsáveis pelos vários setores da vida azambujense e ribatejana ligados ao turismo e á promoção do mesmo.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Jovem detido pela GNR após distúrbios em café nos Casais da Lagoa

​​Azambuja: Quando faltar a água nas torneiras já pode pedir compensação à concessionária

Azambuja: Pedro Cardoso abandona cargo de Comandante Municipal Operacional

​
Obras do PEDU de Alenquer arrancam em 2020


​Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS