Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Festival das Netas e do Bolo de Chouriço em Quebradas

O evento acontece nesta aldeia do concelho de Azambuja nos dias 2 e 3 de novembro 


Miguel António Rodrigues
29-10-2019 às 09:38


Imagem

A aldeia de Quebradas na freguesia de Alcoentre, concelho de Azambuja,  recebe nos dias  dois e três de novembro a primeira edição do Festival das Netas e do Bolo de Chouriço.
 
A iniciativa da população tem como objetivo juntar os que vivem na aldeia, e tentar fazer com que "quem saiu possa regressar por ocasião deste evento", diz Hugo Sampaio da organização.
 
Ao Valor Local, o responsável que sublinha o interesse histórico deste festival para a população, vinca também que outro dos objetivos passa por “angariar fundos para terminar as obras da cozinha da Associação Recreativa e Cultural de Quebradas bem como outros melhoramentos locais”.
 
Segundo Hugo Sampaio, a ideia já fervilhava na cabeça de algumas pessoas da aldeia, inclusive na sua, mas “efetivou-se quando estas senhoras estiveram presentes num programa da SIC e decidiram falar desta tradição”. Hugo Sampaio refere que terá sido o apresentador João Baião a fomentar a ideia, e que este será mesmo um dos padrinhos da iniciativa. Amália, Aurora, Fátima, Glória e a Margarida foram de resto as pessoas por trás da ideia, que aproveitaram o direto para falar das suas intenções.
 
Ora, esta iniciativa tem por base as tradições, não só do concelho de Azambuja, como do país. Hugo Sampaio diz que os mais velhos na aldeia evocam muitas vezes tradições como a matança do porco. Mas também momentos que este festival vai tentar recuperar como “quando as avós, as ou mães coziam o pão todas as semanas, e guardavam o final da massa para fazer: as denominadas ‘netas’ e que eram justamente para "oferecer aos mais pequenos". Era portanto esta manifestação “um mimo especial de afetos, um sinal de que partilhar é uma forma de amar e de ensinar; que da dedicação provém o cuidar das relações entre a família ou vizinhos”.
 
As “netas” ou melhor o pão e o bolo de chouriço vão ser confecionados nos fornos particulares, mas Hugo Sampaio garante que estas chegarão rapidamente ao local da festa que terá entrada livre.

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


PUB
Imagem

O rosto mais visível desta iniciativa popular que conta com o apoio do jornal Valor Local, refere que no local existirão dois fornos e demonstrações ao vivo “para que os visitantes possam saborear as netas com açúcar louro ou azeite e ambos em conjunto”.
 
No entanto as iguarias locais não se ficam apenas pelas “netas” e “bolo de chouriço”. Sampaio revela mesmo que para além das “estrelas de cartaz” será confecionada uma sopa de "Misturadas" que será à base de pão de milho, bolo de noivos, e pão de ló, vincando mesmo a existência de costureiras que farão ao vivo sacos de pano para transportar estas iguarias.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
​

​"Mercadona" pode chegar ao concelho de Azambuja

​Falta de auxiliares encerra escolas da Póvoa de Santa Iria

Novos donos da SIVA em Azambuja garantem os atuais 650 postos de trabalho

Pedro Texugo, engenheiro informático na CLC: Quando o emprego de sonho está a dois passos de casa



​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Bem me lembra das misturadas e do pão feito ao sábado, para toda a semana,.La estarei se Deus quiser
Maria Bento
Torres Vedras
30/10/2019 22:29

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS