Festival das Sopas na Adega da Labrugeira
A ideia de se fazer este certame surgiu há 14 anos
30-03-2016 às 17:10
Está de regresso nos dias nove e dez de abril na Adega Cooperativa da Labrugeira, o Festival de Sopas e Merendas de Alenquer. A ideia de se fazer este certame nasceu há 14 anos por parte de habitantes do concelho de Alenquer que na altura ocupavam posições na estrutura da adega, e da Câmara Municipal num evento em que a organização sempre foi partilhada pelas duas entidades.
Com o passar dos anos, o certame cresceu e já ultrapassou as fronteiras do município. Para a organização, é hoje uma referência na região Oeste, registando afluências médias de cinco mil visitantes ao longo dos dois dias do evento. O evento passa por divulgar e promover o conceito alimentar que era usado no passado pelos trabalhadores rurais. Uma alimentação assente em produtos da terra e confecionados com métodos próprios das gentes de Alenquer. A entrada é gratuita e o visitante poderá adquirir o “KIT Sopa e Merenda” e levar a típica tigela de barro para casa. A concurso vão estar diversos participantes nomeadamente coletividades do concelho. Muitos vão ser os petiscos e sopas que se podem provar. Só a título de exemplo: sopa da aldeia; caldo verde; sopa de rabo de boi ou sopa de feijão com abóbora. No capítulo dos petiscos haverá coiratos, salada de orelha, moelas, escabeche de codorniz. A animação ficará a cargo das associações e coletividades locais, num misto de tradição e inovação. Vão estar presentes ao longo dos dois dias, entre outros, os Vindimeiros de Aldeia Gavinha; Rancho Folclórico de Alenquer; Tuna Noses com Vozes, Ensemble da Associação Musical Cabanas de Torres.
|
Bombeiro de Azambuja resgata criança de acidente mortal
Caso dos Processos: Presidente da Câmara de Azambuja já avançou com recurso em tribunal CDS-PP de Azambuja promove debate sobre o valor do Tejo Câmara de Vila Franca de Xira apresenta saldo positivo de 17 milhões de euros Reclamações no concurso da obra do novo quartel da GNR de Alenquer |