Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS
GDA vai iniciar remodelação do pavilhão apesar da crise diretiva​
O GDA está com dificuldades para encontrar elementos para uma nova direção. Ainda assim os projetos continuam
Miguel António Rodrigues
22-09-2016 às 12:48
Imagem
O Grupo Desportivo de Azambuja está a iniciar a nova época desportiva. O clube azambujense está condicionado face à instabilidade diretiva, já que na última assembleia geral não conseguiu elementos para uma nova direção. A informação foi avançada pelo antigo presidente do clube e atual responsável pela comissão administrativa Alexandre Grazina ao Valor Local.
 
O dirigente salienta que os constrangimentos causados pela situação de impasse diretivo que se vive “condiciona a tomada de determinadas decisões, que a comissão administrativa não quer assumir, por serem assuntos que requerem uma reflexão criteriosa e ponderada e qualquer decisão, terá  influência direta na vida atual do clube, e no seu futuro próximo”.
 
Neste capítulo estão possíveis protocolos com privados ou entidades oficiais que “envolvam compromissos a médio e longo prazo mesmo que daí resultem benefícios para o GDA”.
 
Tendo em conta este cenário de alguma instabilidade, têm sido feitas reuniões com as diversas secções e responsáveis das diversas modalidades “para que tudo possa correr o melhor possível, sem comprometer os objetivos e as exigências dos vários níveis competitivos existentes no clube” vincando a importância da colaboração e disponibilidade de todos os intervenientes.
 
Todavia Alexandre Grazina diz ter esperanças de que possa haver uma lista de pessoas diferentes na próxima assembleia geral marcada para 13 de outubro.
O dirigente explica que “a não aparecer uma alternativa na próxima assembleia geral pode ser criado um vazio diretivo, com graves consequências para a época desportiva”, lembrando que todos os sócios devem participar na vida do clube, quer como sócios quer como dirigentes.
 
Ainda assim, lamenta que “as assembleias gerais sejam pouco participadas, pois além dos órgãos sociais aparece apenas uma dezena ou pouco mais de associados”; destacando que a sua divulgação é feita nos locais de atividades do clube, nos locais da vila habituais, mas também através de mail, na internet, e na comunicação social local “contudo parece insuficiente”.
 
É nesse sentido que o dirigente apela aos associados para vincarem a sua participação no clube. Alexandre Grazina diz não haver necessidade de o GDA “enfrentar uma situação de rutura ou de impasse, que o mergulhe numa crise sem fim à vista, deitando por terra 66 anos de serviço público, muito esforço, sacrifício, dedicação, trabalho e competência”.
 
Ainda assim, o clube apresenta uma significativa dinâmica desportiva. Além das modalidades habituais, o GDA “tem sido sondado para a implementação de mais duas ou três modalidades” mas “pelas razões apontadas, não achamos oportuno qualquer tomada de decisão”. Alexandre Grazina salienta “o aparecimento da prática da corrida e caminhada no clube, que surgiu da vontade manifestada espontaneamente por parte de algumas pessoas residentes na nossa terra, que a seção Gydafit acolheu, que se tem solidificado e expandido”.
 
Para além destas, o GDA apresenta ainda as modalidades de campismo e caravanismo; futsal de competição e escola de futsal; futebol de competição e escola de futebol. Na ginástica o destaque vai para o Baby Gim, para bebés dos 18 meses aos quatro anos e ainda ginástica artística de iniciação para as idades dos cinco e seis anos. Há também na época que vem aí: fitness, cardio fitness e atividades de yoga. Os sócios podem também disfrutar das várias disciplinas das artes marciais, como é o caso do Krav Maga e Taekwondo, ou a pesca desportiva.
 
Ao todo a coletividade movimenta entre atletas e utentes dos seus espaços e atividades mais de 500 pessoas por época, “com especial relevância para o facto de mais de 80 por cento terem menos de 18 anos de idade”.
 
GDA aposta na remodelação do Pavilhão
 
O Grupo Desportivo de Azambuja há muito que tem em projeto a remodelação e uma nova iluminação do pavilhão e sistema de aquecimento das águas das suas instalações. Nesse sentido, o clube apresentou uma candidatura a fundos comunitários através da Associação de Futebol de Lisboa no mês de maio. Ao todo esta candidatura rondou os 62 mil euros.

Segundo Alexandre Grazina esta candidatura foi aprovada na 1ª fase: “Esperamos agora a sua aprovação final, que a confirmar-se; não só dará para  remodelarmos todas as instalações nas vertentes já referidas, como poderá ser a mola impulsionadora da realização de algumas obras que poderão proporcionar a médio prazo a integração de todas as modalidades no nosso pavilhão com a exceção do futebol”; salientando que esta é “a concretização um anseio há muito enraizado” que é “fundamental para o crescimento sustentado do clube”.
 
Estas obras chegaram a estar prometidas pela Câmara de Azambuja, todavia o dinheiro não chegou depois do município apostar na construção da Praça de Toiros. Na altura entre outros projetos, ficaram para trás a remodelação das piscinas, o arquivo municipal e o GDA.
 
Alexandre Grazina lembra “que tal esteve prometido pela autarquia na altura, e que infelizmente para todos nós não foi cumprido, alegando mais tarde a entidade referida, falta de enquadramento legal para o fazer”.
 
Nesta candidatura 90 por cento do valor é suportado pelo programa comunitário e o restante pelo clube; e destaca Grazina que “ depois da aprovação definitiva da candidatura, ponderaremos a apresentação de uma comparticipação da Câmara”.


Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro...

    A sua opinião conta

Submeter
Outras Notícias
Imagem
Oposição desconfia de Plano de Investimentos da Águas da Azambuja
Imagem
Festival Bike apresenta as novidades do mundo da bicicleta
Imagem
Bombeiros de Alcoentre organizam Trail Running Vindimas
 
Imagem
Imagem
Imagem

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS