Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

GOP Benavente
Ribassor e balneários da Murteira são destaque do Orçamento para 2018

Partidos esgrimem argumentos quanto às verbas atribuídas
Sílvia Agostinho
27-12-2017 às 18:36
Imagem
Em 2018, poderão finalmente arrancar, entre outros, os projetos relacionados com os arranjos exteriores da Ribassor em Benavente, com um custo de 477 mil euros; a construção dos balneários do campo de futebol da Murteira no valor de 400 mil euros; a Requalificação do Parque Rui Luís Gomes em Samora Correia. Os mesmos constam das Grandes Opções do Plano apresentadas em reunião de Câmara, onde um dos destaques vai também para a subida de custos com o pessoal.

O presidente da Câmara, Carlos Coutinho realçou que este é um “orçamento de grande responsabilidade e compromisso” e que espelha “a capacidade de amealhar do município ao longo dos anos”. Pedro Pereira, da oposição socialista, referiu que em matéria de despesas com pessoal, este orçamento aumenta em 19 por cento os custos com o número de funcionários da autarquia, ao passar dos cinco milhões e 700 mil euros para os sete milhões e 200 mil euros, “quando nem todos os casos de (novos empregos) estão bem justificados”.

Para além de que “não resolve a situação precária dos avençados da Câmara”. Carlos Coutinho aludiu que o aumento de verbas a gastar com o pessoal decorre em parte do aumento do salário mínimo e do descongelamento de carreiras. Quanto aos recibos verdes, espera também que a Câmara seja abrangida por uma recente medida governamental para aqueles trabalhadores.

O PS é da opinião ainda que este orçamento “alimenta demasiado a máquina do futebol” (dos clubes) esquecendo as demais modalidades. “Estão previstos 650 mil euros sendo que 250 mil são para o relvado sintético do Futebol Clube Estevense que só tem futebol sénior e 400 mil euros são para infraestruturas de apoio no Estádio da Murteira - sem esquecer que o campo ainda está na propriedade da Companhia das Lezírias e que a Câmara deveria pensar na sua aquisição - , e quando o Sport Clube Barrosense que há muito reivindica melhores balneários”. Carlos Coutinho referiu que no caso das modalidades são praticadas em equipamentos municipais o que não acontece no futebol. E adiantou ainda que no orçamento do ano que vem estão contemplados 300 mil euros para as piscinas de Benavente. Para além de que já fez outras obras como a substituição do tapete sintético da Associação Recreativa do porto Alto, e outras requalificações em equipamentos desportivos.

Entre outras propostas o Partido Socialista, elencou a necessidade de mais habitação social, com a antecipação para 2018 do valor de 169 mil euros previsto para 2019, para a construção de seis fogos habitacionais, e a construção de 2019 a 2021 de mais 24 fogos. O presidente da Câmara referiu que espera cumprir a promessa de 30 novas casas a serem construídas neste mandato.
​
Já o vereador Ricardo Oliveira, do PSD, realçou a falta de ambição deste orçamento e o facto de o município “continuar mais uma vez a bailar com a mais feia” ao não procurar colar-se a concelhos talvez mais dinâmicos e ambiciosos. Quanto às obras apresentadas concordou com algumas, mas só depois de concluídas “se conseguirá avaliar da sua mais-valia”. Concordando contudo com algumas das medidas inscritas que também faziam parte do seu programa eleitoral como  a requalificação do museu municipal de Benavente, reabilitação da biblioteca, construção dos balneários do Grupo Desportivo de Samora Correia.
​

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
Pub
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
22 telemóveis e Chaves entre os materiais recuperados ao gangue que gerou o pânico em Azambuja no Verão
Imagem
"Natal e o Comércio Local" de regresso a Salvaterra de Magos

Imagem
Infraestruturas de Portugal diz que não tem dinheiro para mandar arranjar estradas do concelho de Benavente

Leia também 

Picture

Guerra Colonial Revisitada

​Passaram 56 anos desde que os primeiros soldados portugueses rumaram à Guerra de África que hoje entrou quase no imaginário popular, mas há episódios bem vivos e que marcaram para sempre os homens com quem falámos

Picture

Dias Felizes para doentes de Alzheimer sempre que a música toca

A forma como se encara esta doença, as estratégias que vão sendo aplicadas pelas instituições, a resposta das entidades hospitalares nesta reportagem
Picture

A Saga das pecuárias poluidoras

Duas suiniculturas que laboram nas freguesias da Ventosa e de Abrigada permanecem a produzir quando já poderiam estar encerradas

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS