O Grupo Desportivo de Azambuja celebra em Janeiro do próximo ano 65 anos de atividade. Nesse sentido é como tem vindo a ser hábito nos últimos anos, o clube vai levar a cabo uma série de atividades para demostrar a sua vitalidade e ao mesmo tempo homenagear os sócios.
Alexandre Grazina, presidente da direção, salientou ao Valor Local que a coletividade nem sempre vê o seu trabalho reconhecido por terceiros, mas reconhece que o que é importante “é honrar e dignificar quem nela trabalha, o seu concelho e a sua terra Natal”, salientando que este é um dos desígnios do GDA.
Ao longo de quatro fins-de-semana, o clube vai desenvolver várias iniciativas. O primeiro fim-de-semana de Janeiro será dedicado às cerimónias ditas oficiais, com a visita às instalações e o hastear das bandeiras, bem como a receção das entidades concelhias. O segundo fim-de-semana terá como habitualmente a sua Gala. Este ano mais cedo, porque muitos dos atletas vão estar fora no final do mês, daí que o presidente da direção saliente que esta data possibilita que estejam todos presentes. A Gala de 2015 conta com novidades, pois terá “o apoio e uma parceria com o Jornal Valor Local, que em boa hora se associou ao evento”. Segundo Alexandre Grazina, este será “um parceiro estratégico em termos de divulgação do que serão as nossas comemorações”, e que se associa este ano à entrega do Galardão Excelência.
Todavia o Grupo Desportivo de Azambuja assume uma falta de estratégia no que toca à comunicação. O presidente do clube vinca que ainda há muito a afinar, nomeadamente, no que toca à saída de informação das próprias secções para a direção e posteriormente para os Órgãos de Comunicação Social e restante comunidade.
Na última Assembleia Geral, o clube registou uma afluência bastante reduzida, e isso também resulta dessa falta de estratégia, mas Alexandre Grazina fala em falta de meios financeiros para agilizar melhor a sua comunicação. Ainda assim o responsável acredita que muitas pessoas já não têm paciência para olharem para cartazes. Todavia com mais de 1500 sócios, muita dessa informação já segue para os mesmos, sem passar por outros canais.
Em termos de época desportiva, o presidente do clube salienta que a época passada “foi muito boa” e que tem havido um crescendo de praticantes em várias modalidades. “Os resultados aparecem, mas não são o nosso grande objetivo que passa antes por trazer as pessoas ao clube e fidelizá-las”.
Alexandre Grazina vinca que na época passada, o clube teve a felicidade de ter novos campeões com a obtenção de títulos nacionais e regionais nas modalidades de pesca desportiva e taekwondo, bem como na ginástica.
Destaque para a pesca desportiva, modalidade em que mais uma vez o atleta Miguel Rodrigues, se conseguiu apurar para o campeonato de juniores de rio. “Pelo terceiro ano consecutivo vai representar Portugal, o nosso concelho e o GDA, depois da Eslovénia e Holanda, agora irá à Sérvia”.
Alexandre Grazina lamenta, no entanto, que não haja o devido reconhecimento por parte das entidades oficiais a este atletas que pagam do seu bolso a maioria das despesas. No caso de Miguel Rodrigues, viajará com o apoio da federação, dos pais e de uma pequena parte do clube.
Miguel A. Rodrigues
26-12-2014
Comentários
Ainda não há novidades ...