Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Hospital de Vila Franca vai contar com mamografia digital 
A consulta é multidisciplinar e permite logo a partir do primeiro dia em que as pessoas chegam, fazerem a biópsia de uma lesão suspeita que possa ser cancro de mama
Imagem
Luís Ramos junto aos equipamentos de Imagiologia que têm ajudado nesta consulta
|19 Jul 2022 10:36
​Sílvia Agostinho
​
O Hospital de Vila Franca de Xira vai contar, ainda este ano, com a criação de uma Unidade Autónoma de Mama, um chapéu mais vasto naquilo que já se encontra disponível na área da Cirurgia Geral, conforme dá conta em entrevista ao nosso jornal, o médico cirurgião Luís Ramos. A consulta foi criada há 10 anos para dar resposta à patologia mamária e tem conseguido, na última década, atender as pacientes oriundas dos cinco concelhos da área de abrangência deste hospital, mas também de outros, sem necessidade de encaminhamento para o Instituto Português de Oncologia (IPO) como acontecia anteriormente através da Liga Portuguesa contra o Cancro, que agora o faz diretamente sempre que acontecem rastreios na região.

Na vertente da inovação, o hospital conseguiu dispor ainda enquanto parceria público-privada de uma ressonância magnética. Sendo que em breve estará ao serviço um equipamento que permitirá efetuar mamografias digitais “em que vamos conseguir ainda mais qualidade”. Por outro lado, passará a dispor ainda de um sistema de videoconferência intraoperatória “que nos vai permitir aliviar algumas deslocações durante as cirurgias” e que avançará este ano.

A consulta é multidisciplinar e permite “logo a partir do primeiro dia em que as pessoas chegam, fazerem a biópsia de uma lesão suspeita que possa ser cancro de mama”, dá conta. A consulta foi montada pela equipa de Cirurgia Geral que trabalha “nesta unidade de mama” e que está articulada com a Imagiologia e a Anatomia Patológica. Numa semana e a partir da primeira consulta, a utente consegue saber se possui alguma doença grave ou não “com imagem e histologia, no fundo o resultado da biópsia”. “Tendo em conta esta abordagem multidisciplinar conseguimos ser muito mais eficazes do que outros hospitais”.
Com esta “análise muito detalhada à biópsia percebemos o perfil do cancro de mama e a abordagem que deveremos fazer”. No fundo “concretizar o diagnóstico muito rapidamente e tirarmos as dúvidas às pessoas é um dos objetivos, sem necessidade de uma segunda consulta, e realizando os exames logo na primeira”.

Segue-se a proposta de tratamento que é também “muito complexa” e de novo “multidisciplinar”. “Não se trata de dizer à paciente, que tem um cancro e vamos já operá-la, porque a complexidade desta doença é tão grande que a decisão implica uma reunião em que estão presentes vários especialistas. Para além da operação que remove o tumor, podemos ter a radioterapia e a quimioterapia que intervêm em tempos oportunos”, podendo ser anteriores à operação. “Cada resposta é individualizada consoante a doente e é nessa reunião que se chama Consulta de Orientação Multidisciplinar em que estão presentes as áreas da Cirurgia, Anatomia Patológica, Imagiologia, Radiooncologia, Oncologia, Cirurgia Plástica, é que vamos definir qual o melhor tratamento para cada paciente”. Nestas reuniões, são avaliados todos os casos de cancro em pacientes consultados no hospital, sendo que mais de metade corresponde a patologia mamária. E por isso existe já uma reunião à parte para esta área da Senologia. 

Cerca de 1400 mulheres foram atendidas em 2019, ano pré-pandemia, neste hospital nesta área. Mesmo durante a pandemia “nunca deixámos de fazer consultas ou de operar”. “Em 2020 fizemos 1000 consultas e em 2021, 950”. Os doentes chegam via médico de família, rastreios da Liga Portuguesa contra o Cancro, serviço de urgência do hospital ou através de outras especialidades.

Luís Ramos refere que as mulheres em idades tardias continuam a ser as principais vítimas da doença que quando descoberta precocemente tem uma taxa de sucesso a rondar os 98 por cento. “Isso acontece porque há rastreios e as formas de tratamento estão muito atualizadas”.
​
Esta área do hospital “tem estado sempre no topo” nos sistemas de avaliação em saúde “e não queremos sair daí”, refere Luís Ramos. “O conselho de administração tem-nos dado todo o apoio para que esta área se mantenha ativa. Temos sido incentivados para continuar e construirmos mais”, dá conta.

Comentários
graças a Deus, ke estamos a caminhar pra melhor, estou de acordo, pra ver se descobre mais rápido, eu já tive cangro na mama, já a 14 anos graças a Deus ainda cá ando, obrigado
Ilídia Rodrigues
23-07-2022 às 01:02 
​

    Deixe a sua Opinião sobre este Artigo

Enviar
Imagem
Imagem



Leia também 

Picture

Censos 2021
Pandemia está a trazer população da Grande Lisboa à procura de qualidade vida na região

Nos últimos dois anos, e fartas do confinamento e de viverem em “caixotes” nas grandes cidades há quem procure os nossos concelhos em busca de um pedaço de qualidade de vida e de natureza.
Picture
Covid-19 deixou sequelas para quem passou pela doença
​Antigos doentes queixam-se de dificuldades respiratórias, perdas de memória e cansaço

Picture
O Hospital de Vila Franca de Xira está doente?
Ouvimos responsáveis da Ordem dos Médicos, Sindicato Independente dos Médicos, utentes, o novo conselho de administração, os presidentes de Câmara e as associações de socorro nesta radiografia a esta unidade de saúde. Está pior ou não? Foi o que quisemos saber. 
Vertical Divider
Notícias Mais Populares​

Azambuja na calha para receber loja do Lidl

Nono ano e Agora?... Escola Secundária de Azambuja não é opção para alunos de Manique e Alcoentre

Torre Bela: GNR detém indivíduo passado mais de um ano e meio da montaria

Poisada do Campino em rota de colisão com André Salema

Hospital de Santarém aposta em reforço da tecnologia com recurso a fundos comunitários 
​

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS