Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

HubsLisbon- A incubadora de Azambuja que não quer ser apenas um depósito de empresas



Em outubro serão conhecidas as 10 empresas que vão funcionar naquele espaço com a orientação por parte de diversos parceiros


Sílvia Agostinho
28-05-2019 às 17:51


Imagem


​Foi apresentado o projeto para a implantação de uma incubadora de empresas do município de Azambuja, o Hubs Lisbon, que visa tornar este num concelho laboratório com enfoque no desenvolvimento das áreas logística, agroalimentar e química. O espaço de co-work, à semelhança, do que já existe noutros concelhos está pensado para instalações camarárias mas já se fala em outras possibilidades, como a antiga INASI.

Azambuja vai contudo tentar contornar o fenómeno das empresas que oriundas de Lisboa, apenas procuram uma caixa de correio e uma renda mais barata, e apostar ainda num acompanhamento a par e passo quanto ao modelo de negócio, entre outros aspetos, por parte do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas-Universidade de Lisboa . Para já há um conjunto de empresas do concelho que aderiram a este projeto e são parceiras.

Este é um projeto trabalhado pelo gestor da Inovação do município, e agora gestor do Hubs Lisbon, Rui Pinto, em conjunto com a Câmara. O gestor da Inovação articulou desde 2015 um plano que agora se torna realidade com o anúncio da incubadora, com o objetivo do desenvolvimento do tecido económico e de atração de mais empresas.

Na nova incubadora estarão presentes 10 empresas, selecionadas em conjunto com a Universidade de Lisboa, que colocou a professora Patrícia Jardim da Palma neste projeto. A docente revelou que muitas são as empresas que ficam pelo caminho ao fim de meia dúzia de anos, porque, entre outros fatores, há uma falta de acompanhamento na implementação do modelo de negócio, e sobretudo há que trabalhar de outra maneiras as competências pessoais para o empreendedorismo, como a capacidade de resiliência, a criatividade, a autoconfiança, em articulação ainda com conceitos como o do networking (capacidade de trabalhar com os demais parceiros em rede) numa lógica de negócio que tenha em atenção a variável do risco calculado. “Ninguém nasce empreendedor e as competências desenvolvem-se”, afirmou.

​Em outubro serão conhecidas as 10 empresas que vão funcionar naquele espaço, com este tipo de orientação por parte destes parceiros.  No mesmo evento, foi ainda dada a conhecer a Academia dos Empreendedores que envolve 31 jovens do ensino secundário do concelho que trabalharam ao longo do ano letivo numa proposta de “melhoria de qualidade de vida nas nossas freguesias”, destacou Rui Pinto.
​
O gestor da Inovação salientou a conjugação de Azambuja como um território capaz de oferecer as melhores coportunidades para quem queira investir, como as condições geográficas e naturais, e até rendas mais acessíveis quando o termo de comparação é a capital.
Imagem
Imagem
LEIA AQUI


PUB
Imagem

No final foi ainda assinado um protocolo entre o Crédito Agrícola de Azambuja, através do seu presidente Francisco João Silva, e a diretora da escola secundária local, Madalena Tavares que visa a atribuição de prémios entre os 500 e os 1000 euros aos estudantes de Azambuja que apresentarem as melhores ideias para um problema ou questão do território, e aos melhores alunos do 1º, 2º e 3º ciclos. A instituição oferece os mesmos prémios (exceto 3ºciclo) ao agrupamento Alto Concelho e aguarda, ainda, por resposta positiva do agrupamento de Aveiras de Cima. Francisco João Silva salientou que ainda se encontra disponível a linha de crédito de 30 milhões de euros para as empresas do concelho que queiram apresentar projetos de relevância. 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​Bombeiro de Alcoentre vítima de fuga de gás

Destaque de Edição: Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

Câmara de Vila Franca aprova moção da CDU para suspensão do pagamento de portagens na A1
​
Hospital de Vila Franca de Xira vai atribuir bolsas de estudo a estudantes do ensino superior da região
PUB
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS