Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Junta de Vila Franca assina protocolo com a Quercus para ações de sensibilização ambiental

Falta de civismo no espaço público é um dos problemas identificados pelo presidente da autarquia
Miguel António Rodrigues
07-03-2020 às 20:43


Imagem

A junta de freguesia de Vila Franca de Xira e a associação ambientalista Quercus assinaram no passado dia 13 de fevereiro um protocolo com vista ao desenvolvimento de ações de sensibilização ambiental.

 A iniciativa que junta as duas entidades tem como base algumas iniciativas que vão decorrer durante o ano junto das populações, sendo que para tal a junta de freguesia disponibiliza cerca de 2500 euros à associação.

Paulo Carmo, presidente da Quercus, destacou no seu discurso que tem vindo a acompanhar as ações levadas a cabo pela junta de freguesia, vincando o papel importante das autarquias nesta matéria. “Este é o exemplo certo e adequado entre uma ONG e uma junta de freguesia que não é pequena. É grande na sua dimensão e no seu trabalho”, referiu o responsável que lembrou que o ambiente “está na ordem do dia”.

Paulo Carmo exemplificou com as juntas e câmaras municipais, mas alargou às empresas que na sua opinião valorizam cada vez mais a responsabilidade ambiental. Para o presidente da Quercus, o ambiente está também na agenda política, algo que foi mudando nos últimos anos, revelando que nas últimas legislativas a associação tem vindo a reunir-se com os vários partidos a fim de dar a sua opinião sobre as questões mais importantes.

João Santos, presidente da Junta de freguesia de Vila Franca de Xira, enalteceu o protocolo com “a maior associação ambientalista do país” e reforçou que este vai no sentido de reforçar também as políticas ambientais da freguesia.

João Santos referiu igualmente as suas preocupações com a poluição do dia a dia da cidade. Um assunto que tem estado na ordem do dia, não só devido à poluição em si através dos comportamentos com pouco civismo, mas também devido às consequências que esses comportamentos trazem para a vivência da freguesia.

De acordo com o autarca, a falta de civismo por parte de algumas pessoas, nomeadamente, no que toca ao espaço público deixam-no preocupado. Para o autarca não é assim tão pouco frequente existir matéria fecal animal e humana nas ruas da cidade.

À semelhança de tantas outras cidades, também Vila Franca de Xira tem de lutar com o lixo nas ruas. João Santos recorda a importância da reciclagem do papel e que muitas das vezes o mesmo é deixado nas ruas e não nos locais devidos, algo que também se passa com o plástico nomeadamente com os copos que na opinião do autarca aumentam a poluição global.
​
Este é um protocolo que segundo João Santos envolve os agrupamentos de escolas da freguesia e a ABEI, que na opinião do autarca tem tudo para dar certo.
 
 
 
 

​

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


ESCOLHAS DO EDITOR
​

Imagem
Benavente: Empresa da cannabis já tem na mão a licença do Infarmed para avançar
Imagem
Entrevista Silvino Lúcio, vereador do Ambiente: "Vamos lutar até ao fim para tirar daqui a Triaza"
Imagem
Águas de Alenquer faz novo pedido para aumentar as tarifas



​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS