Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Junta de Vila Franca de Xira:
Alegadas agressões de eleito da CDU originam processo-crime no Ministério Público

A reunião da Assembleia de Freguesia de Vila Franca, realizada esta terça-feira, ficou marcada pela troca de argumentos e acusações
Miguel António Rodrigues
20-06-2018 às 16:53
Imagem
Os eleitos do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira anunciaram o “corte” de relações com o líder da bancada comunista e antigo candidato à junta, João Conceição. Em causa estão alegadas agressões de João Conceição a Ricardo Carvalho, elemento do executivo liderado por João Santos, no dia 18 de maio último.

Em reunião da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira, os socialistas, anunciaram, para além do corte de relações, a entrega de um processo-crime ao Ministério Público visando João Conceição e exortaram os comunistas no sentido de doravante se organizarem no que toca às questões ao executivo, pois recusam-se a partir de agora a responder a Conceição.

Tânia Caniço, do Partido Socialista, apresentou uma declaração política na qual lamentou e condenou a atitude do elemento do Partido Comunista para com o eleito do PS, Ricardo Carvalho.

Para o PS “dadas as circunstâncias, não há condições para que tal sujeito se continue a sentar nesta assembleia de freguesia”, defenderam os socialistas, ao mesmo tempo que acusaram os comunistas de falta de sentido democrático.

​Em nome do PS, Tânia Caniço, referiu mesmo que espera que o Partido Comunista retire ilações da situação, reiterando a necessidade de afastamento do eleito e líder da bancada da CDU na Assembleia de Freguesia.

O Valor Local tentou ouvir mais em particular a CDU que remeteu para as declarações proferidas na reunião da Assembleia de Freguesia. Fonte dos comunistas, que lamentou a forma como o PS tratou esta questão, vincou que não está prevista qualquer declaração de João Conceição sobre o assunto, apontando para os locais próprios a defesa do elemento da bancada da CDU.

Na reunião da Assembleia de Freguesia, Álvaro Figueiredo, que falou em nome da bancada sobre este assunto, uma vez que João Conceição nunca se pronunciou sobre o mesmo, lamentou igualmente a forma como o Partido Socialista está a tratar esta questão que apelidou de “joguinho”.

Álvaro Figueiredo salientou mesmo que a declaração lida, seria a única sobre o assunto. O elemento da CDU lamentou “a utilização deste órgão para se patrocinar brincadeiras infantis de baixo nível”, alegando que as mesmas não dignificam a Junta de Freguesia.

A CDU através de Álvaro Figueiredo fala em ataques de caráter ao longo da campanha eleitoral aos elementos do seu partido “e aos seus eleitos”. “Imaginávamos que ainda poderia restar alguma decência e que não utilizariam este órgão para o circo onde muitos gostam de atuar”. O eleito da CDU que rejeitou as acusações do PS a João Conceição, exortou o Partido Socialista a mostrar provas “da alegada agressão”.

Figueiredo diz que a acusação do PS foi feita “com base em relatos que não correspondeM à verdade” e sem “qualquer sustentação e provas”, recusando que tal fosse verdade.

Contudo o presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, apontou o dedo à CDU e referiu a existência de imagens de videovigilância já entregues ao Ministério Público.

João Santos acusou ainda João Conceição de intimidar os funcionários, algo que segundo o autarca, terá acontecido no início de mandato, com a presença do elemento da CDU à porta das oficinas da junta e no atendimento, no edifício principal, local onde alegadamente terão ocorrido as agressões.
João Santos apontou ainda o dedo a Álvaro Figueiredo, que segundo o presidente da junta, tem feito acusações e insultos a familiares seus nas redes sociais. Esta última acusação, levou o eleito da CDU a indignar-se, referindo que a sua vida pessoal nada tinha a ver com aquela reunião da assembleia de freguesia.
​
O PS diz ter provas de todas as situações onde acusa a CDU, e que as mesmas já fazem parte de um processo entregue no Ministério Público. A CDU, que não fala mais sobre o assunto, refere estar pronta a debater este assunto no lugar certo, que poderá vir a ser a barra do tribunal.

Imagem
João Conceição (CDU)
Imagem
Ricardo Carvalho (PS)
PUB
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
PUB
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Grande Guerra em exposição na Escola Secundária Damião de Goes
Imagem
Feira de Maio: PSD questiona segurança das tronqueiras
Imagem
Programa "Férias Ativas" em Azambuja a partir de 25 de junho

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS