Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS


“Sabores do Campo à Mesa”em Vila Franca de Xira

A campanha volta aos restaurantes de forma mais condicionada, tendo em conta a pandemia 
Miguel António Rodrigues
05-11-2020 às 11:52
Imagem


A Campanha de Gastronomia de Vila Franca de Xira “Sabores do Campo à Mesa”, vai estar de novo nos restaurantes do concelho. Com o torricado com bacalhau assado como principal atração, a campanha volta aos restaurantes de forma mais condicionada, tendo em conta a pandemia pela Covid – 19.
 
Ao todo são 14 restaurantes aderentes, que mais uma vez elevam a fasquia da gastronomia local, seja para os visitantes do município, seja para os residentes que não passam sem o prato típico das lezírias ribatejanas.
 
António Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, destacou o envolvimento dos restaurantes em mais uma mostra gastronómica. O autarca que enalteceu também a qualidade dos vinhos municipais, considerou esta uma boa forma de ajudar economicamente os restaurantes, tendo em consideração o momento de pandemia.
 
As iguarias que estarão disponíveis em restaurantes de Alhandra, Alverca, Calhandriz, São João dos Montes, Vialonga e Vila Franca de Xira, têm vindo a ser cada vez mais apreciadas, e por isso a autarquia decidiu nos últimos anos juntar os vinhos produzidos na Quinta Municipal da Subserra.
 
Sobre este assunto, António Félix, vereador com a pasta do turismo e principal impulsionador dos vinhos “Encostas de Xira”, sublinhou a qualidade dos mesmos e o investimento feito pela Câmara nos últimos anos, seja no marketing, seja na produção do próprio vinho.
 
Aliás o município aproveitou o momento da apresentação da campanha gastronómica para dar a conhecer as novas colheitas do vinho Encostas de Xira. Este foi um evento integrado na campanha “Vinhos e Sabores no Palácio” realizado no Palácio do Sobralinho, onde os enólogos Aníbal Coutinho e Marco Crespo deram a provar o Encostas de Xira Arinto 2019 e Touriga Nacional 2018 que em breve estarão no mercado.
 
Com o torricado com bacalhau assado em pano de fundo, a Câmara de Vila Franca de Xira tem vindo a dar a conhecer outros pratos. São pratos típicos locais e que “bebem” da experiência da população no campo e das suas vivências. Para além do bacalhau, este ano a mostra conta com a canja à vilafranquense. Trata-se de uma canja de frango muito especial que junta também a carne de porco e o chouriço, um prato antigo e que aos poucos volta a ser dado a conhecer a novas gerações.
 
Aliás António Félix sublinhou mesmo que em breve a autarquia pretende acrescentar a esta campanha o coelho. Este é um prato que já vai sendo habitual em alguns restaurantes e que poderá em breve enriquecer a campanha gastronómica “Sabores do Campo à Mesa”.
 
A autarquia vinca que tem vindo a desenvolver vários workshps para a confeção desta carne e que será dada liberdade a cada restaurante para a forma como pretendam vir a cozinhar e a apresentar o coelho à mesa.

Imagem
Imagem
LEIA AQUI

Imagem




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

GNR de Alenquer prende três homens por furto em estabelecimento comercial

Concelho de Azambuja ultrapassa os 100 casos ativos de Covid-19

Manuel Ferreira, do MOAA: “PS com desculpas de mau pagador pode pagar caro o erro do aterro de Azambuja” 

Alenquer desconfia do FAM como tábua de salvação para acabar com a concessão das águas

Luís de Sousa considera que novas medidas do Governo não trazem de novo

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS