Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Legionella obriga ao encerramento das piscinas municipais de Azambuja

Operação de limpeza de condutas em curso 
SA
09-10-2018 às 19:43
Imagem
A bactéria foi detetada, esta manhã, na zona dos chuveiros nos balneários, e a autarquia decidiu encerrar o complexo municipal para proceder a operações de limpeza das estruturas e condutas das piscinas locais já a partir desta quarta-feira. 

O Valor Local teve acesso a um email enviado pelo presidente da Câmara a uma utente no qual se pode ler que após análise de autocontrolo para pesquisa de bactéria Legionella verificou-se a sua existência no sistema de canalização das águas dos balneários. "Informo que encerraremos as piscinas para realizacão de um tratamento químico e térmico", refere o autarca, juntando - "Prometemos ser breves". Mas de acordo ainda com a nossa fonte, as piscinas apenas foram encerradas à tarde, tendo sido frequentadas normalmente durante a manhã, altura em que se deu a recolha. Ao nosso jornal, o presidente da Câmara garante que mais ninguém tomou banhos assim que os resultados foram dados a conhecer, tendo sido o encerramento decretado de imediato. Luís de Sousa refere que comunicou aos autarcas com responsabilidades governativas no concelho esta informação.

O aviso foi colocado na porta das piscinas e no site municipal, embora alguns munícipes se tenham queixado de falta de informação ao nosso jornal. De acordo com o presidente da Câmara, Luís de Sousa ainda não há data para reabertura das piscinas. A bactéria foi detetada numa análise de rotina. Todas as fontes de água das piscinas vão ser analisadas e monitorizadas.


Durante os últimos anos, a lei que obrigava à inspeção e fiscalização dos equipamentos por parte das entidades tinha passado a ter um caráter facultativo no que a esta bactéria que se desenvolve preferencialmente em meios húmidos diz respeito. Depois dos últimos surtos de legionella - (cujos primeiros sintomas após incubação apenas se manifestam passados quinze dias) - com destaque para o de Vila Franca de Xira em 2014, desde agosto deste ano que a lei obriga ao cumprimento de um programa de monitorização e tratamento da água com auditorias a realizar aos equipamentos de três em três anos, obrigando à execução de um plano de prevenção. 

(Notícia atualizada às 20h58)

​

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
​

Feira de Todos os Santos está de volta ao Cartaxo

Obra do posto da GNR de Alenquer com concurso deserto


Câmaras e Partidos apertam o cerco à IP nas obras da Ponte Dona Amélia

Trail em Vila Nova da Rainha

Comentários

Mas alguém acredita que recolhe-se águas de manhã e à tarde já se sabem os resultados ainda mais num tipo de bactéria que necessita de tempo de incubação!
Luís Raposo
Carregado
16/10/2018 23:31

Pelo que li, vejo que as informações não coincidem com a realidade. As crianças que frequentam a Santa casa da misericórdia de azambuja das 16:30 as 17:30 fizeram aula de natação como todos as 3feiras.
Grande irresponsabilidades de todos os envolvidos nesta situação, deveriam ter encerrado as piscinas. Desde a semana passada q várias crianças têm tido sintomas de vómitos e diarreia... Sera coincidência???
Cristina Ramos
Azambuja
10/10/2018 13:08
​

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
(C/Vídeo) Presidente da Câmara de Vila Franca: “Estratégia do Turismo de Portugal foi Infeliz”
Imagem
Câmara de Alenquer e empresários chineses assinam protocolo de cooperação
Imagem
C/Vídeo: Azambuja lidera projeto de educação europeu- Be More 
Imagem
Afinal, a qualidade do ar em Aveiras de Cima é boa

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS