Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Lezíria + Sustentável
NERSANT e CIMLT explicaram oportunidades associadas à rentabilização de frotas 

Pretende atuar sobre um conjunto de lacunas e oportunidades identificadas na área da sustentabilidade
28-06-2018 às 17:27
Imagem
A Startup Santarém acolheu no dia 14 de junho, uma workshop sobre “Otimização da Rentabilidade em Transportes e Logística”, que explicou às duas dezenas de empresas participantes as vantagens de investir em estratégias de sustentabilidade das suas frotas. A sessão realizou-se ao abrigo do projeto Lezíria + Sustentável, promovido pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.
​
O evento iniciou com o acolhimento de António Campos, presidente da Comissão Executiva da NERSANT, que alertou as empresas presentes para esta temática da sustentabilidade, evidenciando que a NERSANT foi pioneira na região a adquirir uma frota de veículos elétricos. “É esse o nosso papel, o de desafiar as empresas”, concluiu o responsável pela associação.

Seguiu-se o acolhimento por parte da CIMLT, na voz de Natacha Oliveira, que desejou aos participantes uma sessão de trabalho proveitosa e com aplicabilidade nos seus negócios. Foi de seguida apresentado o projeto ao abrigo do qual se realizou esta sessão - o Lezíria + Sustentável - , com foco nas lacunas e oportunidades da sustentabilidade e com realce para o facto de esta preocupação com a sustentabilidade ser uma das prioridades em termos de agenda política atualmente.

Com o mote “Menos frota, mais serviço”, interveio Hugo Dinis, Consultor da Cross-Logistics, que deu a conhecer o método desta empresa para o controlo de frotas, assegurando que o mesmo resulta numa redução dos custos da distribuição em 25%. Da mesma empresa, falou ainda Daniel Silva, que analisou alguns casos de reconfiguração da frota por via de redução do número de viaturas, alteração das tipologias de capacidade, otimização de rotas e alteração das tipologias de motor-combustível (diesel, gás natural, elétrico), bem como a renovação da frota como retorno do investimento. “A cadeia de distribuição alimentar aumenta cada vez mais, aumentando também a necessidade de transportes, em especial rodoviários. Quanto mais transportes existirem, maior nível de CO2 fica na atmosfera, existindo, por este motivo, uma cada vez maior necessidade de otimizar”, fez saber o sócio-fundador da Cross-Logistics.

Marco Alves, Consultor, sócio-fundador da Rácios Múltiplos, lançou o mote para a realização de um workshop prático, onde as empresas participantes foram divididas em dois grupos, um simulando uma empresa logística / de transportes, e outro simulando um grupo de distribuição (com frota própria). O desafio do workshop foi encontrar soluções de logística inversa, ou seja, formas de aproveitar o regresso das frotas. No final, foram apresentadas as propostas de cada um dos grupos de trabalho.

O projeto Lezíria + Sustentável pretende atuar sobre um conjunto de lacunas e oportunidades identificadas na área da sustentabilidade, criando atividades e ferramentas que contribuam para o reforço da capacidade empresarial das PME’s através do incremento de competências, da facilitação de informação relevante e do estímulo à realização de diagnósticos precoces e da realização de escolhas estratégicas que conduzam à melhoria dos níveis de produtividade e da capacidade de criação de valor. É um projeto promovido pela NERSANT e pela CIMLT, com financiamento do Alentejo 2020.
​

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
PUB
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
Sardinhas invadem Benavente de 28 de junho a 1 de julho
Imagem
“Dia histórico” para Azambuja agora que já pode gerir os Viveiros da Guarita
Imagem
Encerramento dos Balcões da CGD de Alhandra e Carregado motivam protestos
​

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS