Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Mário Cantiga demite-se do PCP mas mantém a presidência da União de Freguesias de Alhandra

Partido ainda tentou que o autarca alegasse doença súbita para evitar o desfecho agora conhecido
Miguel António Rodrigues
13-10-2018 às 12:21
Imagem
O atual presidente da junta da União de Freguesias de Alhandra,  São João dos Montes e Calhandriz, demitiu-se do Partido Comunista de Vila Franca de Xira, no qual militava há mais de 20 anos. O autarca explicou ao Valor Local que a convivência nunca foi fácil com algumas das situações geradas no partido, mas manteve-se na militância sem grande questões até chegar a presidente de junta.

Ao Valor Local, Mário Cantiga esclarece que quando chegou à junta, começou a sentir pressões e isso fez com que questionasse muitas vezes a estrutura partidária.

A gota de água foram as manifestações contra o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos, com a acusação ao PCP de querer aproveitar-se do facto ao apontar o dedo ao Governo como principal culpado. Porém para o presidente da junta, tanto o PS como o PCP e Bloco são culpados da situação, já que "estamos num governo de incidência parlamentar, e o PC também faz parte".


Mário Cantiga esclarece que a decisão tomada a 24 de julho foi refletida e teve por base, não só esta situação, como outras que aconteceram desde que tomou posse como presidente da junta que tinha reconquistado ao PS em 2013.

O autarca salienta também que a postura do PCP não foi a mais correta, quando apupou o presidente da Câmara de Vila Franca na Praça 7 de março, aquando da manifestação contra o fecho da CGD, vincando que Alberto Mesquita era convidado institucional da união de freguesias e que tal foi um momento "complicado".
(áudio de entrevista a Mário Cantiga)
​Mário Cantiga esclarece que só agora foi tornada pública a situação, porque desde a data da demissão que PCP e o autarca andavam em negociações para encontrar o melhor desfecho para a sua desvinculação do PCP.

Todavia Mário Cantiga recusou a proposta do partido que passava por "alegar doença súbita e ser substituído por um camarada na presidência da junta".

Esgotadas as negociações, o autarca concordou em demitir-se do partido sem alaridos, ficando a cargo da estrutura local do PCP o envio às redações de um comunicado que não agradou a Mário Cantiga.

O mesmo enviado na tarde desta sexta-feira, dava conta que o autarca já não era eleito nas listas do PCP, facto que Cantiga desmente e contraria, já que foi nas listas do PCP que venceu as eleições para a união de freguesias.
​

O autarca diz ter o apoio dos colegas de executivo, também eles eleitos pelo PCP. Quanto ao futuro acredita que a gestão da união de freguesias não terá problemas, mas salienta que não está disponível para ser candidato por mais nenhum partido ao que quer que seja. Deixa no entanto a certeza que "qualquer candidatura que venha a acontecer no futuro nunca será a Alhandra", a sua terra. Em aberto ficam outros órgãos autárquicos, desde que não sejam em Alhandra.

Leia ou Descarregue aqui o comunicado do PCP
comunicado_pcp.jpg
File Size: 114 kb
File Type: jpg
Descarregar ficheiro


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​
Legionella obriga ao encerramento das piscinas municipais de Azambuja
​
Feira de Todos os Santos está de volta ao Cartaxo

Obra do posto da GNR de Alenquer com concurso deserto


Câmaras e Partidos apertam o cerco à IP nas obras da Ponte Dona Amélia

​

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
(C/Vídeo) Presidente da Câmara de Vila Franca: “Estratégia do Turismo de Portugal foi Infeliz”
Imagem
Câmara de Alenquer e empresários chineses assinam protocolo de cooperação
Imagem
C/Vídeo: Azambuja lidera projeto de educação europeu- Be More 
Imagem
Afinal, a qualidade do ar em Aveiras de Cima é boa

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS