Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura a 55ª edição da Feira Nacional de Agricultura

O Presidente da República visitou vários espaços, cumprimentou os muitos visitantes que se deslocaram ao primeiro dia da maior e mais antiga feira do setor Agrícola 
03-06-2018 às 10:22
Imagem
Está de portas abertas mais uma edição da Feira Nacional de Agricultura. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na inauguração do certame que decorre até dia 10 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como central o “Olival e Azeite”.
 
Durante a tarde, o Presidente da República visitou vários espaços, cumprimentou os muitos visitantes que se deslocaram ao primeiro dia da maior e mais antiga feira do setor Agrícola e ainda teve oportunidade de participar numa prova de azeites com crianças.
 
No âmbito da visita, em declarações à comunicação social, o responsável máximo do país mostrou grande satisfação pela escolha do “Olival e Azeite” para tema do evento.
 
“A Feira Nacional de Agricultura mostra o que há de melhor em Portugal. É um sector que é um exemplo e que tem um papel preponderante na exportação, na qualidade e na distribuição em termos regionais”, afirmou.
 
O Chefe de Estado disse também que o certame mostra “uma realidade inovadora, em expansão e que este ano destaca o papel do azeite” com  a realização do  “World Olive Oil Summit (WOOS)”, evento que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite e que engloba o “Congresso Nacional de Azeite (7 e 8 junho), o “Simpósio de Olivicultura (7 e 8 junho)”, uma “Exposição de Azeites Premiados”, “Exposições de Pintura e Fotografia”, “Ações de Cozinha ao Vivo” e ainda uma área expositiva agro-comercial do sector.
 
Relativamente às negociações da Política Agrícola Comum( PAC), a posição do Presidente da República, do governo e da oposição é a mesma na defesa dos interesses da agricultura portuguesa. O Presidente referiu que é “preciso continuar a lutar contra a redução dos fundos europeus e que vários países europeus estão unidos contra os cortes “cegos”.
 
Recorde-se que a feira contempla áreas de referência ao mundo rural e agrícola, com especial destaque para a zona de maquinaria agrícola, a mostra de agropecuária, artesanato e gastronomia, o mundo do espectáculo e da promoção dos valores tradicionais, com as típicas largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, música popular e tradicional.

Imagem
​A Feira Nacional de Agricultura (FNA) oferece motivos para uma visita de lazer ou de negócio: para as famílias que procuram descontração e animação o evento pontua pela qualidade da gastronomia e do artesanato, pela oportunidade de contacto direto com animais e pelos variados espetáculos ao vivo, sendo também uma excelente local para os visitantes adquirirem produtos alimentares de todas as regiões do país.
 
Para os profissionais que pretendem estabelecer negócios e parcerias a feira assume-se como um dos mais importante pontos de encontro do setor agrícola nacional.
 
Este domingo, dia três de junho, a feira continua a marcar a agenda política nacional com as visitas da Presidente do CDS, Assunção Cristas, e de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP.
 
Paralelamente, a Feira Nacional de Agricultura vai ser o palco da entrega de prémios “Os Melhores dos Melhores” referentes aos concursos nacionais. Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.
 
Na área do Salão Prazer de Provar  destacam-se ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos como “Enchidos de Almoster”, “Cozinhar com Ervas Aromáticas” ou “Sabores de Vila Franca de Xira”, entre outros.
 
No área equestre realce para a realização do Concurso de Saltos Regional e do espetáculo “Alma Marialva – Cabrestos e Fado”.
PUB
Imagem

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    A sua opinião conta:

Submeter
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
PUB
Imagem
Imagem

Outras Notícias

Imagem
David Mendes acusa: "Plataforma Nacional 3 não é dona das soluções"
Imagem
Quercus exige que autarcas de Benavente paguem por erros e omissões urbanísticas
Imagem
Alberto Mesquita:
“Plataforma Logística da Castanheira cada vez mais cobiçada”

Leia também 

Picture

As Marcas da Nossa Saudade

Os anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
Picture

Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"

Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
Picture

50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadas

Na madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS