Mês da Cultura Tauromáquica em AzambujaColóquios, filmes e exposições fazem parte do programa
29-04-2018 às 19:53
Está a arrancar mais uma edição do Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, que culminará, como tem sido tradição nos últimos 18 anos, com a realização da centenária Feira de Maio.
As atividades programadas terão início no dia 01 de maio com quatro propostas a marcar o arranque do evento. Às 11h00 haverá equitação para todos, na Várzea do Valverde, e às 15h00, no mesmo local, um torneio triangular de horseball, organizados pelo Centro Hípico Lebreiro de Azambuja. Quando forem cinco da tarde, no espaço do restaurante Páteo Valverde abrirá ao público uma exposição de fotografia intitulada “Forcados”, com trabalhos de Mónica Santa Bárbara, numa organização da Associação Poisada do Campino. A mesma coletividade convida todos os aficionados a participar num colóquio sobre "A importância dos Maiorais Reais na festa", pelas 21h30 no salão da Poisada do Campino. No dia 05 de maio, destaque para a inauguração de mais uma exposição, esta de pintura e fotografia - "Um olhar sobre a Lezíria", a visitar de terça-feira a sábado, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja; ainda para o jantar-palestra "A Tauromaquia - a arte das artes" (no restaurante O Picadeiro), e para uma exibição de recortadores, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. As quintas feiras deste mês de maio serão animadas por um ciclo de cinema subordinado à tauromaquia, na sala do Centro Comercial "Atrium Azambuja", com a rodagem dos seguintes filmes, dia 03 "Sangue toureiro"; dia 10 "Matador"; e dia 17 "Manolete". Os serões de 11 e 12 estão reservados a colóquios-debate, respetivamente, sobre a bravura dos toiros de lide - na Poisada do Campino, e a tauromaquia e a religião - no Club Azambujense. No dia 18, novo jantar-palestra, desta feita em homenagem à dinastia Salgueiro. Momentos de música e dança, no dia 04 "Maio en fiesta" - sevilhanas e flamenco no auditório do Centro Parquial de Azambuja, e no dia 19, à tarde dança e flamenco, no salão dos bombeiros, e à noite festa rociera, na Poisada do Campino. Na véspera das emoções da feira de maio, a União de Tertúlias de Azambuja organiza, dia 23, um “Encierro” de vacas, nas ruas da vila. A noite terminará com um espetáculo de flamenco, com o grupo “Al Compás”, no Largo de Palmela. As diversas iniciativas do programa deste mês são organizadas pelo Município de Azambuja em parceria com a Tertúlia “Festa Brava”, a Associação Cultural “A Poisada do Campino”, o Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, Alunos de Apolo de Azambuja e a União de Tertúlias de Azambuja. Chegados ao final do mês, e de 24 a 28 de maio tem lugar a Feira de Maio, autointitulada como a mais castiça do Ribatejo. PUB
ComentáriosSeja o primeiro a comentar...
|
PUB
Outras Notícias |
Leia também
As Marcas da Nossa SaudadeOs anos 50 do século passado foram em Portugal uma década de ouro no que a marcas diz respeito. Um pouco por todo o país floresceram muitas empresas que ainda hoje estão no ativo, ou pelo menos no nosso imaginário
|
Processo legionella- "Aquela fábrica está muito degradada"Três anos passados do surto de legionella, e depois do processo ter-se tornado público ouvimos testemunhas privilegiadas daqueles dias que abalaram o concelho de Vila Franca de Xira e o país.
|
50 Anos das Cheias - As memórias de uma tragédia nunca apagadasNa madrugada de 25 para 26 de novembro chuvas torrenciais inundam a região de Lisboa. Na primeira pessoa apresentamos os relatos de quem viveu esta tragédia por dentro e ainda tem uma história para contar 50 anos depois.
|