Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Mês da Enguia de regresso a Salvaterra de Magos

De 28 de fevereiro a 31 de março
19-02-2020 às 15:12


Imagem
O concelho de Salvaterra de Magos recebe de 28 de fevereiro a 31 de março a 24ª edição do Mês da Enguia, com a participação de duas dezenas de restaurantes, unidades de alojamento e casas vinícolas, aos quais se junta a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, exposições, cultura, desporto e animação, numa verdadeira montra da identidade concelhia.

Os restaurantes voltam a mostrar as suas melhores receitas e saberes, confecionando a enguia das formas mais tradicionais, como a caldeirada, ensopado ou fritas com arroz de feijão, até às mais diversificadas inovações – torricado, à lagareiro, de feijoada, cataplana, massada, escabeche ou molhata de enguias.

Na sessão de apresentação da edição 2020 que teve lugar esta terça-feira, 18 de fevereiro, no Edifício do Cais da Vala, o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio sublinhou que “mais uma vez atingimos o número máximo de restaurantes aderentes e são eles os principais embaixadores e obreiros do Mês da Enguia, pelo que saúdo que continuemos a ter esta forte participação, numa organização que é da Câmara Municipal mas para a qual temos tido o apoio e a chancela da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o que valida a importância regional e cada vez mais nacional deste evento”.
​
PUB
Imagem

                                                                                                                                                                                                                           PUB
Imagem
Imagem
“O objetivo é continuar a trazer muitos milhares de visitantes ao nosso concelho e ter a oportunidade de lhes mostrar o melhor que temos ao nível da gastronomia, do nosso património, da nossa cultura, das nossas tradições e das nossas gentes, ajudando a economia local e a dinamização turística”, reforçou Hélder Esménio.

A Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais volta ao Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos às sextas, sábados e domingos, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país, incluindo representações da Madeira e dos Açores. A Feira apresenta ainda uma programação que passa pela dança, teatro, folclore, magia, demonstração de atividades desportivas, marchas populares, stand-up comedy com Francisco Menezes e diversos espetáculos musicais, com “Lucas e Mateus”, Mónica Sintra, “Artur Agostinho e os Terra Minhota” e “Filhos da Nação”, “A festa do Pocoyo”, entre outros.

Do programa fazem também parte diversas atividades dinamizadas pelas associações, coletividades, comissões de festas e IPSS’s do concelho.

“A dimensão e a diversidade da programação só é possível com a forte participação do movimento associativo com muita dinâmica cultural, desportiva e também lúdica, num esforço que todos fazemos de mãos dadas”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal.

Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, felicitou a Câmara Municipal pela organização da iniciativa e considerou a gastronomia fundamental enquanto produto turístico.

A Chef Noélia Costa sublinhou a disponibilidade da Escola Profissional de Salvaterra de Magos para colaborar no evento e salientou a importância e a mais valia que o Mês da Enguia traz para o concelho.

A nível cultural vai ser possível visitar as exposições “Ana Batista: 20 anos de Alternativa” na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, uma das iniciativas de um conjunto de eventos inseridos nas comemorações do centenário da Praça de Touros de Salvaterra de Magos; “Salvaterra de Magos a Preto e Branco” no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos; “Profissões d’Antigamente … o Ferreiro” na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos e no Mercado de Cultura de Marinhais “Profissões d’Antigamente … a Peixeira”.
 ​
Notícia desenvolvida na próxima edição impressa do Valor Local

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


NOTÍCIAS MAIS LIDAS

​Aterros de Azambuja e de Ota vão receber 79 mil toneladas de resíduos do estrangeiro 


​População de Azambuja coloca a Câmara entre a espada e a parede na luta pelo fecho do aterro

Moradora acusa Câmara de Azambuja de não querer marcar lugar de deficiente em condições

José Manuel Franco vence eleições para a Cerci de Azambuja
​
​




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Parabéns! Este trabalho informativo está esclarecedor. O município precisa desta dinâmica para incentivar os operadores das valências locais e a população em geral a mostrarem o que tão bem sabem fazer e produzir. Muitos dos sabores regionais são genuínos e a região precisa de os conhecer e promover. Bom mês da enguia.
Celestino Silva
Glória do Ribatejo
19-02-2020 às 14:23
​

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS