Mercado de Cultura de Marinhais assinala primeiro aniversário
O Mercado de Cultura veio substituir o antigo mercado diário, que havia sido encerrado pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE)
21-12-2016 às 15:49
Cerca de sete mil pessoas passaram pelo Mercado de Cultura de Marinhais ao longo do último ano. Exposições, teatro, música, palestras e tantas outras iniciativas encheram o auditório e animaram a vila de Marinhais. O espaço assinalou esta terça-feira, 20 de dezembro, o seu primeiro aniversário.
O Mercado de Cultura veio substituir o antigo mercado diário, que havia sido encerrado pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em 2010, por falta de condições. A requalificação, levada a cabo pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, custou cerca de 400 mil euros. O edifício alberga um polo da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, uma galeria de exposições, uma sala multiusos e um espaço de apoio ao cidadão, com uma delegação da autarquia, Espaço do Cidadão e balcão dos CTT. Além do edifício, a zona exterior também foi renovada, nomeadamente com a concretização de repavimentações, estacionamento, parque infantil, novo mobiliário e nova iluminação. Para o presidente da autarquia de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, o Mercado de Cultura “permitiu suprir uma grave lacuna que era a inexistência de um espaço condigno em Marinhais para a cultura, para a leitura e até para os serviços de proximidade (correios, espaço do cidadão e delegação da Câmara Municipal)”. O autarca acrescenta que esta requalificação “permitiu ainda a regeneração urbana e tornar apetecível a principal praça da freguesia”. Ao longo deste ano, o polo da biblioteca recebeu perto de duas mil e 500 visitas. A Galeria de Exposições foi visitada por quase três mil pessoas. Entre concertos, peças de teatro, palestras e iniciativas no exterior, o espaço mobilizou cerca de mil e 500 pessoas. O Espaço do Cidadão de Marinhais realizou mais de meio milhar de atendimentos, sendo um ponto de acesso a diversos serviços da administração pública, resultado de uma parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa e a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
|
|