Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Moradores no Porto Alto queixam-se de seiva largada por árvores

Em causa estão as lagerstroemias que obrigam a lavagens frequentes dos veículos parqueados no bairro, por parte dos habitantes
Sílvia Agostinho
​13-09-2018 às 16:03
Imagem
​Um grupo de moradores da Urbanização das Nascentes, Rua António Silva, no Porto Alto tem lidado desde há algum tempo com um problema decorrente da escorrência de uma espécie de seiva proveniente de umas árvores plantadas pela Câmara de Benavente, por indicação do urbanizador, que acabam por sujar os veículos estacionados. As lagerstroemias estão a ser foco de grandes dores de cabeça pois a seiva leva a constantes lavagens dos veículos praticamente todos os dias e tendo em conta ainda os custos associados. Para além de que a substância por vezes é tão densa que quando atinge os vidros dificulta a manobra dos veículos em condições de segurança.

De acordo com Gonçalo Cardoso, morador no local, ao Valor Local, cerca de 40 famílias estarão a ser afetadas pelo problema que é especialmente mais dramático na altura da primavera. “Como aquilo é uma goma se se tentar lavar os vidros só com água começa a fazer uma pasta e prende”. No seu caso, e como usa um veículo da empresa onde trabalha para as deslocações tem de pagar do próprio bolso as lavagens, “pois a empresa apenas paga duas lavagens por mês”, o que seria, em regra, o suficiente não fosse o cenário em causa. “O próprio passeio que é de calçada portuguesa fica cinzento, e quando se caminha em cima do mesmo sente-se aquele barulho próprio de uma superfície com cola”, ilustra.

Gonçalo Cardoso diz não ter garagem e para não se sujeitar a este tipo de incidências tem de estacionar a mais de 30 metros de casa. No seu conjunto são seis árvores que causam o problema. Em outros anos a Câmara tem procedido a curas que conseguiram fazer face à circunstância “mas só tomaram providências depois de reclamarmos”. “Este ano soubemos que a Câmara fez uma cura biológica e não notámos qualquer melhoria, com as árvores sempre a deitar a goma para cima dos carros”.

Em resposta a estes moradores, a Câmara Municipal de Benavente refere que as árvores em questão foram uma opção do urbanizador há mais de uma dezena de anos. Sendo que “habitualmente eram tidas como uma boa escolha para plantação em meio urbano pela sua beleza e pelo baixo porte que atingem”.

Por forma a combater o problema da escorrência, “foi efetuado pela Câmara em maio um tratamento às ditas árvores e, durante o mês de agosto, foi efetuada uma lavagem (não química) nas mesmas, por forma a atenuar a existência das “ferrugens” e melaço. Com o mesmo propósito, as árvores são regadas semanalmente através de camião cisterna da Câmara.”, pode ler-se na resposta do município. Ações que no entender dos moradores não estarão a surtir o efeito desejado.
 ​

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
​
​Comandante da GNR de Aveiras de Cima suspenso

Já no tempo dos Romanos, Vila Franca de Xira fazia parte da principal autoestrada

Samorense é agora artista acrobata e viaja pelo mundo fora: A incrível vida de Gonçalo Roque

Top Ten fecha ao fim de 39 anos

Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contate-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
Exclusivo
​Cidadã britânica acusa voluntário de conduta imprópria na Casa Mãe
Imagem
Câmara aprova regulamento de serviços da "Águas da Azambuja"
Imagem
Câmara de Azambuja cede viatura ao Centro de Saúde 
Imagem
Câmara de Alenquer alerta para esquema de burlas com falsos médicos

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS