Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS

Mostra de Cinema em Vila Franca de Xira homenageia figuras da sétima arte locais

A obra deixada pelo vilafranquense Vieira Marques dominou o primeiro dia da iniciativa


Miguel António Rodrigues
29-09-2019 às 10:01


Imagem
PUB
Imagem

Até ao próximo dia um de outubro, a cidade de Vila Franca de Xira vai ser palco da primeira Mostra de Cinema Português. A iniciativa é da sociedade civil e é coordenada pelo realizador e cinéfilo vilafranquense, Bruno Teixeira. Ao todo são cerca de cem os filmes que vão ser exibidos entre os auditórios da junta de freguesia, Ateneu Artístico Vilafranquense, Associação Alves Redol e Escola Secundária Reinaldo dos Santos.
 
A iniciativa arrancou, na terça-feira, dia 24, apadrinhada pelo realizador Lauro António e homenageou José Vieira Marques, que foi um importante cinéfilo no panorama nacional, natural de Vila Franca de Xira, tendo a seu cargo a criação do maior festival de cinema à época o “Festival da Figueira da Foz”. Coube a Bruno Teixeira, explicar as linhas desta mostra que será inédita no panorama nacional, vincando também a necessidade de homenagear José Vieira Marques, enquanto homem dedicado à arte do cinema.
 
Segundo o jovem realizador de Vila Franca, vão estar nesta mostra 96 filmes, sendo que a organização recebeu mais de duzentas peliculas, de vários realizadores que mostraram interesse em participar. Bruno Teixeira, falou na óbvia “árdua” tarefa em visionar e selecionar os filmes, mas acredita no sucesso da iniciativa que vai ser repartida em cerca de vinte sessões.
 
Nesta primeira sessão, que acabou por ser uma apresentação da “mostra”, foram apresentados vários documentos, nomeadamente, excertos de entrevistas concedidas por José Vieira Marques no âmbito do Festival da Figueira da Foz.
 
Lauro António falou um pouco da sua experiência com Vieira, assegurando não ter sido amigo íntimo do homenageado, falecido em 2006. O realizador teceu memórias do festival, lembrou os seus filmes a concurso e a convivência que teve com José Vieira, vincando a sua importância para o cinema português e para a cultura entre os anos 60 e a contemporaneidade.
 
Lauro António lamentou o fim do festival que com o tempo foi perdendo espaço e apoios. Aos poucos foram-se realizando outros certames do género no país, e aquele festival acabaria por ficar pelo caminho. O realizador destaca o início do projeto e recorda que o mesmo beneficiou “do nicho do cinema independente” longe das grandes produtoras americanas e fora dos circuitos mais comerciais.
 
Coube a Maria Cecília Marques traçar um retrato do irmão. Lembrou a sua vida enquanto pároco da Castanheira e mais tarde em Olhalvo, e recordou-o como um homem determinado e simples que viveu uma vida sem luxos, mas sempre dedicada à arte.

Imagem
Imagem
LEIA AQUI


PUB
Imagem

A noite foi também dos amigos que aproveitaram para falar de aventuras no tempo da ditadura dedicadas aos debates sobre cinema e recordaram o espírito de José Vieira Marques.
 
João Rodrigues dos Santos, presidente da Junta de Vila Franca, enalteceu a figura do cinéfilo, destacando a importância que tem para Vila Franca de Xira, a realização desta primeira mostra de cinema. O autarca comentou a preponderância desta mostra, para frisar “que só assim teremos a possibilidade de mostrar muitos filmes, que não teriam outra forma de serem visionados”.
 
João Rodrigues dos Santos diz acreditar no sucesso desta iniciativa que “terá certamente uma segunda edição” vincando o papel das entidades que apoiaram a “mostra” entre as quais se encontra a junta de freguesia. Esta mostra vai decorrer até dia 1 de outubro, também com destaque para uma homenagem à realizadora vilafranquense Leonor Teles, no dia 28 de setembro, no auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Mc Donald´s regressa à cidade de Vila Franca

Dois detidos em Aveiras de Cima por fogo posto

Grupo Mello anuncia saída da gestão do Hospital de Vila Franca em 2021


Jovem detido pela GNR após distúrbios em café nos Casais da Lagoa

​


​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Presumo que não esqueceram que existia um Cineclube em VFX, que nasceu na secção Cultural da UDV, e que foi importante para a divulgação do cinema de qualidade na região. Muitos diretores e membros ainda são vivos...
José Canavilhas
Lisboa
29-09-2019 às 03:52

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Canis na região não sentem efeitos da lei que proíbe o abate

Fomos conhecer a realidade de cinco concelhos na região, as suas dificuldades, a perspetiva sobre a nova lei, e como olham para o futuro.
Picture

Pedreiras de Alenquer - Terra Sem Lei

A tragédia de Borba fez soar todas as campainhas quanto aos perigos que a indústria extrativa na área das pedreiras encerra. O concelho de Alenquer abarca em 500 hectares do seu território este tipo de atividade.  Estão por cumprir os planos de recuperação paisagística.
Picture

Hora H para a PPP de Vila Franca de Xira

As opiniões dos autarcas, do último administrador do Reynaldo dos Santos, enquanto hospital público, a antiga presidente de Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, diversos protagonistas políticos, e a atual gestão

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • FICHA TECNICA
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV
  • PODCASTS