Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV


Município de Alenquer convida visitantes da Serra de Montejunto a registarem em foto o maior número de espécies

No âmbito do projeto Biodiversidade para Todos
08-07-2020 às 10:53


Imagem
Durante o mês de julho celebra-se o 21.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e, para assinalar a efeméride, os municípios de Alenquer e Cadaval aderiram em conjunto à iniciativa “Virtual BioBlitz – À Descoberta da Natureza na Serra de Montejunto”.
Esta iniciativa tem como objetivo registar o maior número de espécies possível na Serra de Montejunto, entre os dias 1 e 31 de julho.
Para aderir, basta registar-se na plataforma: https://www.biodiversity4all.org/ e descarregar a aplicação iNaturalist para o seu dispositivo móvel. A aplicação está disponível para
Android e iOS.

Todos os participantes que registarem mais de 21 espécies durante os seus passeios, ganham um calendário da Serra de Montejunto que é considerada uma ilha de biodiversidade em pleno coração da zona Oeste. No que diz respeito à flora, foram já identificadas cerca de 400 espécies de plantas, o que constitui cerca de 15  por cento da flora de Portugal continental. Algumas espécies correm risco de extinção como uma orquídea que existe apenas no Montejunto e em Trás os Montes. Com 15 quilómetros de comprimento e 7 quilómetros de largura, possui o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a
666 m de altitude. 
De entre as diferentes classes que aqui podemos encontrar, as aves, pela sua diversidade e raridade, assumem particular importância. Aqui nidificam cerca de 75 espécies, sendo que 10 são consideradas ameaçadas pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. A águia-de-bonelli, o bufo-real e o andorinhão-real são mesmo consideradas raras a nível nacional.

O Projecto BioDiversity4All é uma iniciativa da Associação Biodiversidade para Todos, uma ONG sem fins lucrativos e assenta na criação de uma base de dados pública disponível online no portal www.BioDiversity4All.org, lançada em março de 2010. Esta base de dados sobre a biodiversidade portuguesa é fundamentada na participação ativa da sociedade civil e da comunidade científica.

O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuírem com registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruírem dessa informação, através de um site fácil de utilizar e explorar.

Actualmente, o projecto BioDiversity4All conta com mais de 230 mil observações para Portugal, abrangendo mais de 10 mil e 200 espécies de Portugal continental, Açores e Madeira.

Para informação detalhada sobre o ponto de situação da atividade, pode aceder a este link: https://www.biodiversity4all.org/projects/a-descoberta-da-natureza-na-serra-de-montejunto.

Imagem
Imagem
LEIA AQUI





​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

Jornalista italiano avisa que resíduos que vêm para os aterros portugueses são muito perigosos​

Cerco sanitário iminente para o bloco 6 da Quinta da Mina em Azambuja
​

​Mais 17 pessoas infetadas com Covid-19 na Quinta da Mina

Sobe para 91 o número de casos positivos no concelho de Azambuja
​

Mais de metade do bloco 6 da Quinta da Mina recusou-se a fazer teste da Covid-19 ​

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV