Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV


Município de Alenquer distinguido pelas suas ações “Pró-Envelhecimento”

Galardão atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
22-10-2020 às 12:11
Imagem

PUB
Imagem

O município de Alenquer foi distinguido com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Lançada no inicio deste ano, esta distinção tem como objetivo reconhecer os municípios com “políticas, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”, esclarece a Ordem numa nota oficial.

“Apesar de ter sido lançada antes da atual pandemia, neste momento esta iniciativa torna-se ainda mais premente uma vez que reforça a necessidade de se perspetivar as comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objetivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida”, esclarece ainda a OPP.

“São comunidades, em que apesar das dificuldades e dos problemas, trabalha-se de forma sistémica de modo a que o envelhecimento dos cidadãos seja feito com mais bem-estar e saúde”, conclui a nota oficial.

A Ordem dos Psicólogos cita ainda o jornal britânico “The Economist”, que na edição de 27 de agosto último escreveu, “as evidências (científicas) sugerem que até 40 por cento dos casos de demência podem ser adiados ou evitados através da mudança de comportamento precocemente. O problema é que as campanhas de saúde pública têm um registo insatisfatório e pouco ou nada abordam a doença pré-existente mais intratável da demência - a velhice”.

Esta distinção é o reconhecimento de uma série de politicas de apoio não só à terceira idade, mas a toda a comunidade e que já tinham sido reconhecidas com a atribuição da bandeira de “Município Familiarmente Responsável” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Imagem
Imagem
LEIA AQUI

Imagem




​Deixe a sua opinião sobre este artigo!

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt

Leia também 

Picture

Os Lesados do Aterro

Estrutura da SUMA em Azambuja incomoda a população que se queixa dos maus cheiros. Empresa dá pouca ou nenhuma informação e refugia-se num dia de portas abertas que promoveu há mais de ano e meio
Picture

Estará a Tauromaquia em vias de extinção?

Falámos com personalidades e entidades de vários setores, a maioria aficionados, que se manifestam o seu apoio e a defesa intransigente dos espetáculos taurinos
Picture

Combate às alterações climáticas - O que já estamos a fazer na região

A realidade das alterações climáticas ainda parece para muitos um chavão pouco nítido. O fenómeno que já se encontra estudado reflete-se a diversos níveis, e incide sobre a vida humana e as diferentes atividades
Vertical Divider
Notícias Mais Populares

Presidente da junta de Aveiras defende mudança das esculturas do Largo da República para a zona do novo cinema 
​

Azambuja vai ter o primeiro laboratório do rio no sul do país

Clientes da Águas de Alenquer, e de Azambuja estão muito satisfeitos com o serviço durante a pandemia

Rui Corça, vereador do PSD Azambuja: “Gestão da Câmara socialista mais parece o programa Perdoa-me”

​
Silvino Lúcio: “Já sei que vou ser o bode expiatório daqui para frente até às eleições”

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV