Valor Local
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV

Museu Damião de Goes
Investigador Bruno Schiappa apresenta estudo sobre o auto de fé

O também ator, encenador e dramaturgo refletiu sobre a componente da teatralidade associada ao espetáculo dos autos de fé
Sílvia Agostinho
​22-02-2019 às 19:34
Imagem
O investigador do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Bruno Schiappa, integrou a programação dedicada a Damião de Goes e ao Museu das Vítimas da Inquisição, ao longo do mês de fevereiro, em Alenquer. O também ator, encenador e dramaturgo refletiu sobre a componente da teatralidade associada ao espetáculo dos autos de fé, última etapa percorrida por aqueles que durante séculos foram perseguidos pela inquisição portuguesa (1538-1821).

No cenário emblemático da antiga igreja de Nossa Senhora da Várzea, agora Museu de Damião de Goes e das Vítimas da Inquisição, o autor refere, ao Valor Local, a “energia magnífica” conferida pelo local “intemporal”, e uma “audiência atenta” que participou na sua conferência que teve lugar a 10 de fevereiro.

Damião de Goes (1502-1574) foi, na sua opinião, “figura marcante da história da inquisição portuguesa e universal, até porque a nossa era a mais implacável da Europa”. Na envolvência do museu, são visíveis características daquilo que foram antigas judiarias na vila de Alenquer, e Bruno Schiappa elogia a capacidade de conservação de alguns daqueles traços, nomeadamente, os alpendres entre outros elementos, como as portas e as janelas baixas, “que manifestam características de criptojudaísmo (termo referente à prática do judaísmo em segredo enquanto publicamente era seguido o cristianismo), apesar de ser um bairro marcadamente considerado como judiaria”.

No seu livro em que explora o auto de fé e a sua vertente enquanto cerimónia teatralizada, refere, entre outras considerações, que a queima dos hereges não fazia parte do auto de fé, ao contrário àquilo que é a aceção mais comum. “O auto de fé é uma cerimónia eclesiástica, cujo fim se resumia à confissão da sua heresia pelo condenado”. O objetivo seria “confessar, abjurar e regressar à fé”. A queima só aconteceria no caso de o herege ser reincidente e não confessar. Era normalmente o caso das bruxas. Para finalizar, o autor recomenda uma visita a este museu pela sua “dimensão e interesse”.


Ao longo do mês de fevereiro diversos acontecimentos culturais têm vindo a ter lugar neste museu inaugurado em 2017. “Cumprido esse primeiro desígnio, de erguer uma casa memória, temos de lhe dar vida e conteúdo, e este programa de comemoração de aniversário vai ao encontro dessa vontade”, refere Rui Costa, vice-presidente da Câmara.
​
“Um programa que a se pretende dar continuidade, e que cresça a cada ano com objetivos cada vez mais ambiciosos, chegando a um número cada vez maior de estudantes e académicos, e ao público em geral.”
 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Aveiras de Cima: Homem em prisão preventiva depois de assalto com arma branca

Exclusivo: Hotel de luxo pode ser realidade no Mouchão do Lombo do Tejo

Centro de Saúde de Azambuja com cada vez mais queixas dos utentes

Megaplantação de cannabis a caminho do concelho de Benavente 


Comentários

Seja o primeiro a comentar...

    Comentários

Enviar
Nota: O Valor Local não guarda nem cede a terceiros os dados constantes no formulário. Os mesmos são exibidos na respetiva página. Caso não aceite esta premissa contacte-nos para redacao@valorlocal.pt
Imagem
Imagem

Em Destaque

Imagem
(C/Vídeo) Foros de Salvaterra: Poço do Estanqueiro- o poço dos namorados
Imagem
Luís de Sousa acusa BE de Azambuja de inquinar informação
Imagem
Câmara do Cartaxo adjudica construção do pavilhão gimnodesportivo da EB 2,3 de Pontével
Imagem
Exclusivo: Hotel de luxo pode ser realidade no Mouchão do Lombo do Tejo

Leia também 

Picture

O Longo Caminho da Saúde Oral na Região

Reportagem nos centros de saúde que acolheram o projeto piloto nos concelhos de ​Azambuja, Arruda dos Vinhos e Alenquer
Picture

Vítimas da Nacional 3

O Relato Emocionante de quem perdeu amigos e familiares no troço entre Azambuja e Carregado
Picture

Bairros Sociais: A Luta pela Inclusão

Estivemos no Bairro Quinta da Mina, Azambuja, da 3ª Idade em Salvaterra de Magos, mas também no Bairro Azul na Póvoa de Santa Iria e no Bairro de Povos em Vila Franca de Xira

Jornal Valor Local @ 2013


Telefone:

263048895

Email

valorlocal@valorlocal.pt
  • OUVIR RÁDIO
  • EDIÇÃO IMPRESSA
  • FICHA TECNICA
    • ESTATUTO
  • CONTATOS
    • ONDE ESTAMOS
  • PUBLICIDADE
  • VALOR LOCAL TV